CPLP discute mobilidade de jovens entre os países da comunidade
Facilitar a mobilidade dos cidadãos da CPLP foi uma das pautas mais presentes nas reuniões do ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, em Portugal no início deste mês.
Texto: Agência Lusa / DN Brasil
A mobilidade juvenil na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o impacto nas economias estará em debate no Conselho de Ministros da organização, sexta-feira (19), que terá também que definir o local da próxima cúpula.
A XXIX reunião ordinária do Conselho de Ministros CPLP vai ser realizada na capital de São Tomé e Príncipe, país que assume atualmente a presidência rotativa da organização. O debate geral ministerial tem o tema "O Impacto da Mobilidade Juvenil no Espaço da CPLP para o Fortalecimento de Economias Sustentáveis".
Facilitar a mobilidade dos cidadãos da CPLP foi uma das pautas mais presentes nas reuniões do ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, em Portugal no início deste mês. Em entrevista ao DN Brasil, Lewandowski afirmou que as tratativas para simplificar os métodos para reconhecimento de documentos oficiais, públicos e privados, de governos, entidades e empresas da CPLP foram iniciadas e que vão ajudar na mobilidade. “É no sentido de dar maior confiabilidade aos documentos públicos e privados. Isso facilita não só o intercâmbio cultural, mas sobretudo, o intercâmbio de negócios”, disse o ministro.
O Conselho de Ministros CPLP também vai decidir onde se realizará a próxima cúpula de Chefes de Estado e de Governo da comunidade, que deverá ser em Guiné-Bissau, país que vai assumir em 2025 a presidência da CPLP pelo período de dois anos.
dnbrasil@dn.pt