Consulado de Lisboa prevê inaugurar Espaço da Mulher brasileira em março

Consulado de Lisboa prevê inaugurar Espaço da Mulher brasileira em março

Publicado a

Texto: Amanda Lima

A previsão de inauguração do Espaço da Mulher Brasileira no Consulado-Geral de Lisboa é em março de 2025. O local terá atendimento psicológico, orientação jurídica, conferências, palestras, debates, entre outros. A informação é do cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Cadeias, que falou sobre a iniciativa em evento recente.

A abertura deste espaço é uma das principais metas do novo cônsul, conforme adiantou em entrevista ao DN Brasil quando chegou ao posto. Além de ações presenciais, o objetivo é também ter atividades online, como conferências, palestras, debates, entrevistas sobre diversos temas.

O cônsul também destacou que o empreendedorismo feminino será uma área importante. Na inauguração, está prevista uma programação de painéis e conversas com autoridades do Brasil e Portugal e entidades da sociedade civil.

Atualmente, o consulado brasileiro em Lisboa possui uma alta demanda com questões que envolvem as mulheres. Entre os três principais temas, 2/3 são de violência de gênero, 1/3 disputa de guarda e subtração de menores. Na Europa, Portugal é o país com mais casos de substração e está em segundo lugar na área de disputa de guarda. Já em relação à violência doméstica está em quarto lugar. O Espaço da Mulher Brasileira, que já existe em outras capitais, terá um foco no atendimento a estas vítimas.

Reunião com a AIMA

Recentemente, Candeias também participou de uma reunião na Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Ele já havia solicitado um contato com a direção da entidade. Este primeiro encontro foi com os responsáveis dos consulados da América do Norte e América Latina.

Segundo a AIMA, no encontro foram esclarecidas "dúvidas sobre a legalização de estrangeiros em Portugal e identificar parcerias com as referidas representações diplomáticas na divulgação de informação junto dos seus nacionais e da realização de atividades conjuntas". De acordo com o cônsul brasileiro, será marcada uma reunão específica para tratar da situação dos brasileiros, a maior comunidade estrangeira em Portugal.

amanda.lima@dn.pt

Diário de Notícias
www.dn.pt