Conheça os Santos Populares, as festas juninas que mais lembram o carnaval
Com a chegada do mês de junho e do bom tempo em Portugal, as ruas se transformam para os arraiais dos Santos Populares. Entenda o que são e as principais datas.
Texto: Nuno Tibiriçá
Estar em Portugal em junho é presenciar um país vibrante e colorido assim como estar no Brasil entre fevereiro e março. O mês é marcado por aquelas que são algumas das maiores festividades da terrinha: algo que foi levado ao Brasil no século XVI e ficou conhecido como as nossas festas juninas e por aqui são chamados de “Santos Populares”.
Em Portugal, a época dos santos costuma marcar a chegada oficial do bom tempo a essa parte da Península Ibérica, trazendo as festas e danças tradicionais para as ruas das cidades espalhadas pelo país. O DN Brasil separou algumas curiosidades e principais símbolos dos Santos Populares para você entender como os portugueses celebram as festas juninas.
Origem
É difícil apontar precisamente quando as festas dos Santos Populares começaram a ser celebradas em Portugal, mas como o próprio nome indica, tem hoje uma forte ligação com a religião. Anteriormente, no entanto, as festividades durante o mês de junho já eram uma tradição de origem pagã e surgiram de forma a celebrar o início do verão e trazer sorte para a época das colheitas e a fertilidade da natureza. No século XVIII, a Igreja Católica adotou a tradição, colocando alguns santos como os “representantes” das festividades, algo que se popularizou pelo país e deu outro significado para as festas, que se centralizaram nas celebrações dos santos.
Quais são os principais santos?
Os santos que se tornaram populares são os mesmos que se tornaram símbolos no Brasil e cada um representa uma data e uma grande festa em diferentes cidades de Portugal. O santo que é mais comemorado em Lisboa é o Santo Antonio, o casamenteiro (13 de junho), o do Porto é São João (24) e o de Ponta Delgada, nos Açores, é São Pedro (29). Em Lisboa e no Porto, os dias de seus respectivos santos são considerados feriados.
Como os portugueses comemoram?
Assim como no Brasil, Portugal tem a cultura dos arraiais: comida e bebida farta, muita música - por aqui do gênero “pimba”, espécie de música popular portuguesa - e danças tradicionais transformam os bairros durante os santos. Outra marca das celebrações, especialmente em Lisboa, são as marchas populares. Instauradas na época do Estado Novo em Portugal, as marchas estão inseridas num concurso dos santos, no qual bairros da cidade competem com sua própria banda e vestimenta. Todos os anos há um desfile na Avenida da Liberdade, uma das principais da cidade e, no final, é escolhido o bairro campeão.
Céu iluminado
“Bobo, bola, balão, São João”, canta Alceu Valença na música “Coração Bobo”, na qual faz alusão a uma tradição popular nordestina das festas de São João. Uma tradição que surge na cultura portuguesa e segue até hoje. Apesar de terem sido de certa forma apropriadas pela igreja, as festividades dos Santos Populares ainda tem seus principais símbolos com origens pagãs, como é o caso da principal celebração no Porto: na maior cidade do norte de Portugal, a noite de São João é marcada pelo céu iluminado por balões, naquela que é a noite mais longa do ano. Ainda na época que as festas eram uma celebração pagã, os balões e a fogueira significavam o adeus a noite - fria - e a chegada do calor - fogo.
Até quando vai?
Embora sejam o equivalente às festas juninas no Brasil, os Santos Populares são muito mais parecidos com o carnaval brasileiro, pelo menos na dimensão das festas. Assim como no Brasil temos o hábito de esticar o máximo possível as festividades carnavalescas, em Portugal acontece o mesmo na época dos santos. Apesar das três datas principais, as festividades dos Santos Populares acontecem ao redor do país durante todo o mês de junho. Em Lisboa, por exemplo, as barracas de cerveja e churrasco, as bandeiras coloridas e os palcos com som do “pimba” já dominam as zonas históricas de Alfama, Graça e Mouraria desde o primeiro dia do mês e só terminam na véspera de julho.
Os santos em Portugal atraem milhares de turistas para o país e o que verdadeiramente representa a sua essência é o espírito de bairro e cultura popular naquela que é das celebrações mais bonitas da europa. Neste ano, o site Festas&Arraiais selecionou as principais festividades durante o mês de junho em 27 municípios do país. Até agora, mais de 300 eventos estão em destaque na plataforma. Quem está em Portugal durante o mês de junho pode se considerar uma pessoa de sorte.