Maior Papai Noel do mundo, Vila de Natal de Óbidos e mais: as atrações natalinas do centro de Portugal
Texto: Nuno Tibiriçá
Após trazer o melhor das atrações natalinas de Lisboa e arredores e da região norte do país, hoje o DN Brasil mostra a programação em cidades do centro de Portugal. Aveiro, Águeda, Coimbra e Leiria são algumas das principais cidades da região e contam com uma grande comunidade brasileira. Se está perto ou mora em um destes municípios, a seguinte lista é para você.
Confira!
Águeda
É em Águeda, cidade que pertence ao distrito de Aveiro, que se encontra um recorde do Natal português e mundial. A cidade exibe uma atração que já foi até destacada pelo famoso Guiness Book of Records: um papai noel com mais de 20 metros de altura e iluminado por mais de 250 mil led´s é exibido no Largo 1º de Maio. A fama pegou tanto e fez tamanho sucesso que a Câmara Municipal da cidade resolveu fazer outras invencionices que garantidamente chamarão a atenção do público, como um boneco de neve gigante e um papai noel minúsculo.
Este último é uma nano-estrutura do artista Willard Wigan que só pode ser vista através de um microscópio, com o papai noel cabendo inclusive no buraco de uma agulha. Os curiosos podem tentar encontrá-lo no Posto de Turismo da cidade. Águeda também promove workshops de bolachas de Natal, exibição de filmes temáticos e até uma fábrica de chocolate do papai Noel. Uma programação simpática na pequena cidade, mas o que chama mesmo a atenção são os contrastes entre os "Noeis". A programação completa está disponível neste link.
Aveiro
Conhecida como a "Veneza portuguesa" pelos canais que passam pela centro da cidade, Aveiro tem uma das mais especiais celebrações de Natal justamente por essa característica. No primeiro dia das comemorações (1 de dezembro) tradicionais barcos moliceiros partem pelos canais da cidade tomados por um desfile de papais noeis. Mesmo que essa atração já tenha ficado para trás e quem viu, viu, a cidade ainda prepara uma longa programação até o dia 13 de janeiro.
Isso porque, além da celebração natalina, Aveiro também tem atrações no âmbito da comemoração do ano novo e da Festas de São Gonçalinho de Aveiro, santo padroeiro da cidade. Ao longo deste quase mês e meio, serão apresentados espetáculos de diversas expressões artísticas, como arte de rua, shows, teatro, dança, magia, circo, oficinas, videomapping, e instalações imersivas.
E se Águeda gosta de símbolos em grande tamanho, Aveiro não é diferente: no Cais da Fonte Nova, no coração da cidade, se encontra uma das maiores árvores de Natal da Europa
Destaque também para as feiras gastronômicas, como o Mercado de Natal na Praça do Peixe, onde pode encontrar bancas com produtos regionais como queijos e enchidos, além claro, dos famosos ovos moles de Aveiro, um quitute que todo brasileiro que reside em Portugal deve provar. Há também a Rota dos Petiscos de Natal, na qual vários bares e tascas da cidade participam, oferecendo petiscos natalinos a preços acessíveis.
Para os corajosos que quiserem queimar essas calorias no final do ano, a cidade também proporciona a São Silvestre de Aveiro e outras atividades esportivas. Pode conferir a programação completa aqui.
Coimbra
Coimbra foi das cidades que mais cedo iniciou as celebrações natalinas (no dia 9 de novembro) e terá atividades até o dia 5 de janeiro. Ao longo destes quase dois meses, são mais de 100 programas inseridos no cartaz natalino da cidade, que tem entre os destaques a Magic Land, um parque temático de Natal que teve sua primeira edição no ano passado, no Parque Verde.
Neste ano, a Magic Land está localizada no Parque do Choupalinho, com três mil metros quadrados de extensão. O parque estará aberto de segunda a quinta-feira, das 14h e às 22h, e às sextas-feiras entre as 14h horas e a meia-noite. Aos sábados, fica aberto entre às 11h à meia-noite, e aos domingos e feriados o espaço está disponível entre às 11h e as 22h.
Entre outros destaques natalinos da cidade estão 0 Presépio de Cabral Antunes, Rua da Sofia, a partir de dia 14 de dezembro e o Mercado Municipal de Coimbra, decorado a caráter. Também no centro da cidade haverá uma exposição de carros clássicos no dia 15 de dezembro, intitulada "O Pai Natal sob Rodas".
Óbidos
Aqui vai entrar uma espécie de trapaça, ou "batota", como dizem os portuguese. Óbidos não fica bem no centro do país (e sim a oeste), mas não está longe das cidades dessa região e, portanto, apta a entrar na lista. Afinal, não tem como falar de Natal em Portugal e não falar de Óbidos. É nesta aldeia medieval que se encontra um dos mais icônicos e visitados pontos turísticos do país, na Óbidos Vila Natal, que recebe centenas de milhares de visitantes desde a sua primeira realização, em 2006.
A verdade é que Óbidos combina com Natal: é uma aldeia pequena, com todo o charme medieval e bebida e comida que combina com o aconchego que é a celebração natalina. Ao chegar na cidade nesta época do ano, não se surpreenda se for recebido por duendes ou outras criaturas mágicas, afinal, é o principal evento turístico de ano na histórica vila.
O espaço conta com 17.500 metros quadrados de extensão, sendo localizado atrás da principal muralha da aldeia. O fenômeno da Vila Natal é tão grande que até o site do evento caiu no ar na semana de abertura do espaço neste ano.
Entre as atrações dentro da Vila, especiais para as crianças, estão a Montanha Gelada, uma a Pista de Gelo de 300 metros quadrados (a maior de Portugal), e o Parque da Aventura Encantada. O evento Óbidos Vila Natal dura até o dia 6 de janeiro de 2025, e funciona de segunda a quinta-feira, das 11h00 às 20h00 e sexta-feira, sábado e domingo, das 11h00 às 21h00.
E se dentro é alegria da criançada, fora os adultos também tem motivos para se divertir em Óbidos. Famosa pela ginjinha, a cidade tem em cada esquina um restaurante especializado na bebida, que nada mais é do que um licor de cereja. E já agora, com a propriedade de quem passou por Óbidos nesta época do ano, fica a dica do restaurante Jamon Jamon: comida boa, espaço tradicional e lareira para ir entrando no clima do Natal no Hemisfério Norte!
nuno.tibirica@dn.pt