Confira a programação da Feira Cultural Brasileira em Lisboa
Os participantes são convidados a fazer doações espontêneas na portaria, recurso que será utilizado para pagar as taxas obrigatórias do Carnaval de rua de 2025 em Lisboa.
Texto: DN Brasil
Neste domingo (18), ocorre a primeira edição da Feira Cultural Brasileira, promovida pela Fábrica Braço de Prata, em Lisboa. O objetivo é realizar um evento que dê destaque para a diversidade da cultura do Brasil, em especial do Carnaval. Os participantes são convidados a fazer doações espontâneas na portaria, recurso que será utilizado para pagar as taxas obrigatórias do Carnaval de rua de 2025 em Lisboa.
A programação inicia às 13h e segue até meia-noite, com uma série de atrações. Além de muita música e dos expositores de comidas típicas brasileiras, serão realizadas atividades educativas para todos os públicos. As crianças poderão participar, por exemplo, da aula de iniciação à percussão para crianças na sala Deleuze às 15h ou da contação de histórias, mitos e lendas, na sala Nietzsche, às 16h. Os eventos são gratuitos e não é preciso inscrição prévia.
Apesar do foco no Carnaval - logo o que vem na cabeça é samba - a festa terá diversos ritmos, como Roda de Côco, o forró e até o funk para encerrar a primeira edição da Feira Cultural Brasileira. Para espantar o calor previsto para domingo, o banho de mangueira será às 15h.
Confira a programação completa do evento
Atividades na área externa da Fábrica Braço de Prata
13h às 17h - Construção coletiva do Bumba Meu Boi da feira
14h - DJ Xandão (esplanada)
14h30 - 15h30 - Nay flash tattoo (tenda Espinosa)
15h - Banho de mangueira (esplanada)
15h30 - Cortejo do bloco Oxalá (esplanada)
16h-17h - DJ Xandão (esplanada)
16h-17h - Roda de conversa sobre as questões burocráticas relativas ao Carnaval de 2025 - (tenda Espinosa)
17h15 - Roda de Côco (tenda Espinosa)19h45 - Carolina Zingler Trio (tenda Espinosa)17h-20h - Aula de teatro (Me) Lambe-Lambe (apenas para maiores de 18 anos)
Atividades nas salas internas da Fábrica Braço de Prata
15h - Aula de iniciação à percussão para crianças - Sala Deleuze
16h - Contação de histórias, mitos e lendas - Sala Nietzsche
16h30 - Aula de passista de samba, com Flávia Mota - Sala Prado Coelho
20h - Sarau de poesia com Ana Luiza Tinoco, Lu Savina, Flora Lahuerta e João Innecco - Palco aberto - Sala Nietzsche
21h - 00h - Baile de forró com Espaço O Baião - Sala Prado Coelho
21h30 - Projeção do documentário “A Confederação dos Tamoios: a última batalha” (45min, 2019, direção de Carlos Pronzato - Sala Visconti
22h - 00h - Baile Funk - Sala Foucault.
dnbrasil@dn.pt