Com quatro brasileiros entre os finalistas, decisão do concurso Todo Mundo Slam tem data marcada
Criado pela dramaturga paulistana Maria Giulia Pinheiro, evento é dedicado a artistas lusófonos.
Texto: DN Brasil
A grande final do concurso de poesia Todo Mundo Slam 2024 já tem data e local definidos. Criado pela dramaturga paulistana Maria Giulia Pinheiro, o concurso terá sua decisão no dia 5 de outubro, na Biblioteca de Alcântara. A entrada é gratuita.
Esse é o sexto ano consecutivo que o evento dedicado a artistas lusófonos ocorre em Lisboa. Em outras edições, a iniciativa de Maria Giulia Pinheiro já levou três poetas à “Copa do Mundo de Poetry Slam”, que acontece em Paris, na França.
O Todo Mundo Slam é um concurso de poesia falada, em que o público é soberano. Ao contrário da maioria dos eventos de poesia, o poetry slam é caótico, barulhento, enérgico. O evento é realizado sempre no primeiro sábado de cada mês e, em 2024, já contou com seis edições mensais, que classificaram cada uma dois poetas para a Grande Final.
Neste ano Maria Giulia Pinheiro passou a ter a companhia do encenador Lucas França, da poeta Marina Campanatti e do performer Gonçalo Antunes na apresentação do concurso, que conta com o apoio da Biblioteca de Alcântara.
"Este já é o sexto ano que fazemos o evento sem nenhum tipo de financiamento público direto e a comunidade ao redor do Todo Mundo Slam e amante de poesia está cada vez mais sedenta de encontros como esse. Esperamos em breve mostrar que a poesia falada é uma arte que conserva em si a literatura, a performance, a música e o teatro. Dessa forma, e por sua potência no encontro, temos certeza de que essa final será ainda mais especial", declarou Maria Giulia em nota.
As regras do concurso são: cada poeta tem 3 minutos para conquistar a plateia e mostrar que pode falar mais um poema na rodada seguinte. Os participantes não podem ter acompanhamento musical, figurinosou qualquer objeto cénico. Ao fim de 3 rodadas, o público, representado por cinco pessoas escolhidas aleatoriamente, decide quem é o poeta vencedor.
Quem ganhar o concurso, participará do campeonato nacional, o Portugal Slam. Nos últimos dois anos, os representantes do Todo Mundo Slam foram também os campeões do torneio nacional, que dá o acesso a Copa do Mundo de Paris.
Para a decisão do dia 5 de outubro, estão quatro finalistas brasileiros: Felipe Castro, Fernanda Silva, Karen David e Gabriella Hedegaard.
Os outros concorrentes são: Carolina Oliveira (Portugal), Felipe Castro (Brasil), Hugo Vasconcelos (Portugal), Luís Carlos Vicente (Portugal), Margarida Azevedo (Portugal), Maria Caetano Vilalobos (Portugal), Marta Lontrão (Portugal), Silvio Aaron (Angola), Zeus Atro (Angola) e Fernando Kahombo (Angola).
05 de OUT - 17h à 00h - Grande Final Todo Mundo Slam
Local: Biblioteca de Alcântara, Rua José Dias Coelho, 27 - 29. Lisboa
Contacto Débora Garcia todomundoslam@gmail.com / +351 926 150 093
Instagram https://www.instagram.com/todomundoslam/
dnbrasil@dn.pt