Com quatro brasileiros entre os finalistas, decisão do concurso Todo Mundo Slam tem data marcada

Com quatro brasileiros entre os finalistas, decisão do concurso Todo Mundo Slam tem data marcada

Criado pela dramaturga paulistana Maria Giulia Pinheiro, evento é dedicado a artistas lusófonos.
Publicado a

Texto: DN Brasil

A grande final do concurso de poesia Todo Mundo Slam 2024 já tem data e local definidos. Criado pela dramaturga paulistana Maria Giulia Pinheiro, o concurso terá sua decisão no dia 5 de outubro, na Biblioteca de Alcântara. A entrada é gratuita.

Esse é o sexto ano consecutivo que o evento dedicado a artistas lusófonos ocorre em Lisboa. Em outras edições, a iniciativa de Maria Giulia Pinheiro já levou três poetas à “Copa do Mundo de Poetry Slam”, que acontece em Paris, na França.

O Todo Mundo Slam é um concurso de poesia falada, em que o público é soberano. Ao contrário da maioria dos eventos de poesia, o poetry slam é caótico, barulhento, enérgico. O evento é realizado sempre no primeiro sábado de cada mês e, em 2024, já contou com seis edições mensais, que classificaram cada uma dois poetas para a Grande Final.

Neste ano Maria Giulia Pinheiro passou a ter a companhia do encenador Lucas França, da poeta Marina Campanatti e do performer Gonçalo Antunes na apresentação do concurso, que conta com o apoio da Biblioteca de Alcântara. 

"Este já é o sexto ano que fazemos o evento sem nenhum tipo de financiamento público direto e a comunidade ao redor do Todo Mundo Slam e amante de poesia está cada vez mais sedenta de encontros como esse. Esperamos em breve mostrar que a poesia falada é uma arte que conserva em si a literatura, a performance, a música e o teatro. Dessa forma, e por sua potência no encontro, temos certeza de que essa final será ainda mais especial", declarou Maria Giulia em nota.

As regras do concurso são: cada poeta tem 3 minutos para conquistar a plateia e mostrar que pode falar mais um poema na rodada seguinte. Os participantes não podem ter acompanhamento musical, figurinosou qualquer objeto cénico. Ao fim de 3 rodadas, o público, representado por cinco pessoas escolhidas aleatoriamente, decide quem é o poeta vencedor.  

Quem ganhar o concurso, participará do campeonato nacional, o Portugal Slam. Nos últimos dois anos, os representantes do Todo Mundo Slam foram também os campeões do torneio nacional, que dá o acesso a Copa do Mundo de Paris.

Para a decisão do dia 5 de outubro, estão quatro finalistas brasileiros: Felipe Castro, Fernanda Silva, Karen David e Gabriella Hedegaard.

Os outros concorrentes são: Carolina Oliveira (Portugal), Felipe Castro (Brasil), Hugo Vasconcelos (Portugal)Luís Carlos Vicente (Portugal), Margarida Azevedo (Portugal), Maria Caetano Vilalobos (Portugal), Marta Lontrão (Portugal), Silvio Aaron (Angola), Zeus Atro (Angola) e Fernando Kahombo (Angola).

05 de OUT - 17h à 00h -  Grande Final Todo Mundo Slam

Local: Biblioteca de Alcântara, Rua José Dias Coelho, 27 - 29. Lisboa

Contacto Débora Garcia todomundoslam@gmail.com / +351 926 150 093

Leia também

Diário de Notícias
www.dn.pt