Com Roberto Leal, programas de Silvio Santos popularizaram cultura portuguesa no Brasil
A proximidade do apresentador com Portugal, na verdade, vinha desde os antepassados da família Abravanel, judeus sefarditas expulsos do país.
Texto: Caroline Ribeiro
O lendário empresário e apresentador Silvio Santos morreu na manhã deste sábado (17), informou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT).
Ícone da comunicação no Brasil, Silvio tinha 93 anos e estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o começo deste mês. O boletim médico informou que o apresentador morreu "em decorrência de broncopneumonia após infecção por Influenza (H1N1)".
Famoso pelos programas de auditório, o SBT deu espaço a um português que marcou uma geração no Brasil. Roberto Leal era presença garantida no Sabadão Sertanejo, Domingo Legal, e no Programa Silvio Santos.
Com uma cabeleira loura volumosa, roupas tradicionais da cultura portuguesa e muita energia, o cantor garantia a animação do público presente nos estúdios de Silvio e de quem assistia à TV em casa.
Foi ao som de músicas como Arrebita e Bate o Pé que o país passou a se familiarizar com o sotaque de Portugal, no década de 1980, dois sucessos que os brasileiros sabem cantar até hoje.
A proximidade de Silvio Santos com Portugal, na verdade, vinha desde os antepassados do apresentador. Em 1988, durante o programa Show de Calouros, o dono do SBT revelou a origem de seu nome de batismo, Senor Abravanel. "É Senor, porque eu sou Dom. O homem que me deu origem, consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos Isabel e Fernando para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois, quando chegou a Inquisição, os reis católicos Fernando e Isabel disseram: 'Você fica e o seu povo, o povo judeu, vai'. Ele falou: 'Não, o povo judeu vai e eu vou junto'. E foi para Salônica, na Grécia”, explicou".
A morte de Silvio Santos repercute em todo o Brasil e na imprensa internacional. O Estado e a cidade de São Paulo decretaram luto de sete dias em homenagem ao apresentador.
caroline.ribeiro@dn.pt