Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Com produção brasileira, série documental que retrata imigração em Portugal estreia hoje
Lukasz Gieranczyk (esquerda) e Thiago Yoshinaga (direita) são os criadores de "Bitoques e Imperiais". Foto: Divulgação

Com produção brasileira, série documental que retrata imigração em Portugal estreia hoje

Filmado em Lisboa, “Bitoques e imperiais” estreia hoje no Youtube; criadores concedem entrevista ao DN Brasil

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

Foi Lisboa que fez o paulistano Thiago Yoshinaga e o polaco-brasileiro Lukasz Gieranczyk se reencontrarem. Conhecidos de longa data, desde quando jogavam futebol juntos em São Paulo, há mais de 15 anos, os dois se encontraram na capital portuguesa no ano passado e viram por aqui a possibilidade de trabalharem juntos no audiovisual.

Nos últimos meses, a dupla construiu em conjunto o projeto Bitoques e Imperiais, série documental dividida em cinco episódios e que chega ao Youtube nesta quarta-feira (25). Com Thiago na direção e Lukasz na produção executiva, a série retrata a imigração através de histórias de pessoas de diferentes áreas de atuação em Portugal, sendo o episódio de estreia o de empreendedorismo.

"Trabalho com cinema há 18 anos e o Lukasz, quando nos reencontramos aqui, estava querendo voltar ao audiovisual, ele tinha passado por essa área antes de virar empreendedor. E aí nos encontramos, ficamos um bom tempo pensando no processo criativo, pensamos até em ficção, mas acabamos por chegar nessa ideia do documental e de trazer a visão do brasileiro sobre o país, como contribuem, algo mais construtivo", conta Thiago, que chegou a Portugal poucos meses antes do colega.

Nascido na Polônia, Lukasz foi morar no Brasil ainda criança, quando os pais se mudaram para o país para trabalhar. Cresceu em São Paulo, e há mais de uma década tem um empreendimento de sucesso no Brasil, a Quero Passagem, plataforma de passagens de ônibus online. Agora, foca na sua produtora, a 7800, que encara seu primeiro grande projeto no país.

"Produzo coisas desde os vinte anos, mas nesses moldes é o primeiro. Sempre foi uma coisa de audiovisual independente, agora que estamos formatando a parte comercial mesmo", diz o produtor executivo do Bitoques e Imperiais.

O nome da serie, aliás, que faz menção a clássicos indispensáveis das tascas portuguesas - imperial (chope) e bitoque (bife à cavalo ou o PF português) - foi escolhido após os primeiros encontros da dupla, que invariavelmente acabavam com os suspeitos de costume à mesa. Já a inspiração para transformar o conceito em produção, foi lembrada através de um dos nomes mais respeitados do cinema.

"Toda vez que a gente sentava para discutir as ideias depois do dia, a gente ia comer um bitoque e tomar um Imperial, foi se repetindo, a conversa fluía e, em determinado momento o Lucas falou: acho que o projeto é isso. Lembramos logo do Coffee n´Cigarrettes, do Jim Jarmusch", conta Thiago, fazendo referência ao filme no qual diferentes personagens interpretados por atores como Tom Waits e Bill Murray conversam enquanto compartilham cafés e cigarros.

A partir desta quarta-feira, os cinco episódios da primeira temporada de Bitoques e Imperiais começam a sair semanalmente no canal do Youtube da 7800. A ideia de utilizar a plataforma partiu do próprio produtor, como lembra Thiago: "No começo eu tinha certa resistência, achava que a gente podia guardar esse material e tentar vender. Mas faz sentido e gosto dessa ideia do acesso universal ao conteúdo".

Com episódios temáticos, Bitoques e Imperiais trará a cada semana diferentes convidados para falar sobre a vida, a cultura e o mercado de trabalho em Portugal. Depois, os participantes acabam interagindo entre si em diferentes restaurantes de Lisboa degustando dos clássicos gastronômicos que seduziram os criadores da série. A maioria dos participantes são imigrantes brasileiros, mas as filmagens também contaram com personagens da China, Catalunha e a perspectiva de portugueses.

"Esperamos que o que a gente produziu possa chegar às pessoas, tenha um efeito legal e com isso a gente comece a produzir mais e mais episódios da serie. Gostaria muito que se tornasse um clássico, que daqui a dez anos as pessoas ainda voltassem a ver. Mesmo que se torne um pouco desatualizado, que se torne uma referência de como os imigrantes brasileiros, e não só, veem a realidade de Portugal", finaliza Lukasz.

Confira fotos de Bitoques e Imperiais e o primeiro episódio da série

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

Leo Middea: “Lisboa é uma cidade que me gerou frutos inexplicáveis”
Carioca que trocou Brasil por Portugal em 2017 foi o primeiro brasileiro finalista do Festival da Canção. Em entrevista ao DN Brasil, ele fala sobre a vida enquanto artista imigrante na Europa.
Escritor brasileiro passa em seleção cultural com projeto de livro sobre escravo que virou nobre em Portugal
Bruno Ribeiro foi selecionado para uma residência de duas semanas com o projeto de um romance histórico sobre João de Sá “Panasco”
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais