Chefes de estado dos dois países estiveram juntos em Brasília.
Chefes de estado dos dois países estiveram juntos em Brasília.ANTONIO COTRIM / LUSA

Cimeira: os principais pontos para brasileiros que vivem em Portugal

Apesar de alguns acordos esperados não terem sido fechados, porta de negociações fica aberta, destacam diplomatas brasileiros ao DN Brasil.
Publicado a

A declaração final da cimeira entre Brasil e Portugal possui 27 páginas e mais de 100 tópicos. Destes, alguns mexem diretamente com a vida dos brasileiros em Portugal - ou ao menos consta o comprometimento em algumas ações neste sentido. 

A declaração final da cimeira entre Brasil e Portugal deixou “portas abertas” para negociações, afirmam diplomatas brasileiros ao DN Brasil. Na declaração final, estão os seguintes comprometimentos que podem resultar em mudanças práticas:

O primeiro ponto de destaque é o item número sete. Brasil e Portugal “concordaram em intensificar ações voltadas à integração e à garantia de direitos da comunidade brasileira em Portugal e da comunidade portuguesa no Brasil, à luz do Estatuto de Igualdade entre Brasileiros e Portugueses instituído pelo Tratado de Porto Seguro, de 2000”. O tratado, popularmente conhecido como Estatuto da Igualdade, confere aos cidadãos uma série de direitos iguais aos dos portugueses, como o direito ao voto e até mesmo possui um cartão do cidadão.

No item 14, outro compromisso assumido é de cooperação na área judicial. Brasil e Portugal “constataram o grande volume de casos de cooperação jurídica e judiciária bilateral, como reflexo das expressivas comunidades de ambos os lados, e a consequente necessidade de aprimorar os instrumentos de coordenação e a negociação de novos acordos nesse domínio, e sublinharam o interesse na intensificação de ações em áreas como acesso à justiça e execução de sentenças judiciais, no âmbito dos esforços multilaterais em curso”. 

A seguir, consta o comprometimento de atualizar o acordo com o INSS. “Acordaram o início das negociações, logo que possível, com o objetivo de atualizar o Acordo de Seguridade Social ou Segurança Social entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Portuguesa, assinado em 1991, tal como alterado pelo Acordo Adicional assinado em 2006”.

Para quem está na academia, também existem boas perspectivas. “As partes reconheceram, ainda, a significativa mobilidade de pesquisadores e cientistas existente entre si, comprometendo-se a fortalecê-la ainda mais, com vistas à criação de uma rede de cooperação científica de alto impacto. Neste âmbito, saudaram a intenção de dar continuidade à implementação e potencial revisão do convênio entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) de Portugal para apoiar a mobilidade acadêmica no âmbito de projetos conjuntos de pesquisa”.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Na área de documentação, ficou registrado que os dois governos “expressaram o desejo comum de avançar em acordos de reconhecimento mútuo de assinaturas e de identidades digitais”. Para a cultura, dizem estar “conscientes da crescente importância das comunidades brasileira em Portugal e portuguesa no Brasil, reconheceram a necessidade de maior valorização e apoio a todas as formas de expressão cultural dessas comunidades nas localidades em que vivem”.

Sobre o ambiente digital - onde são comuns os comentários de “volta para a tua terra” - ficou o comprometimento de  “trabalhar juntos pela defesa da integridade da informação em ambientes digitais, por meio do compartilhamento de boas práticas e informações entre países e organizações internacionais, visando à construção de ambientes digitais seguros e confiáveis, alinhados com valores democráticos”.

Não ficou definido quando a próxima cimeira será realizada. No entanto, diplomatas avaliam que o evento foi um sucesso, o que facilita o andamento de acordos. Ao longo deste ano, serão realizados também eventos para celebrar os 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Portugal.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Chefes de estado dos dois países estiveram juntos em Brasília.
Fiocruz em Lisboa vai reforçar expertise brasileira como indústria farmacêutica
Chefes de estado dos dois países estiveram juntos em Brasília.
Luís Montenegro: Portugal precisa de mais brasileiros para conseguir cumprir PRR na habitação
Diário de Notícias
www.dn.pt