Chegou a reentré, o "ano novo" que começa em setembro em Portugal
Novo ano letivo, retorno de serviços públicos, atividades políticas... Não há fogos de artifício, mas o sentimento que nasce em Portugal em setembro é mais ou menos o mesmo que toma conta do Brasil, tradicionalmente, no dia 31 de dezembro: o de que um ano novo começa agora.
Texto: Caroline Ribeiro
O mês de agosto chegou ao fim. Com ele também se encerram as longas férias de verão que os portugueses, e europeus em geral, aproveitam sem culpa. Se encontrar o país praticamente parado era a rotina até agora, setembro traz, novamente, o pleno funcionamento de serviços públicos, o trânsito mais movimentado e um novo ano letivo.
É a chamada reentré, palavra que vai ficando cada vez mais presente nas notícias à medida em que agosto vai passando. Ela virou um substantivo sem necessidade de tradução em Portugal. Significa, em francês ao pé da letra, reentrada, regresso, retorno, definições que combinam perfeitamente com o que acontece com a chegada do mês de setembro.
- Aulas: o ano letivo 2024/2025 começa entre 12 e 16 de setembro.
- Serviços públicos: voltam a atender conforme as escalas normais.
- Parlamento: os deputados voltam ao trabalho na Assembleia da República no dia 15 de setembro.
- Partidos políticos: ao longos dos últimos dias de agosto, os partidos vão realizando suas reentrés com eventos por todo o país. Aproveitam para anunciar metas de trabalho para os próximos meses. Em setembro, todos já estão com atividades a pleno vapor.
- Governantes: presidente da República e primeiro-ministro voltam das férias e retomam a agenda de trabalho normal.
- Comércio: muitas lojas aproveitam para lançar campanhas especiais para a reentré, com novos produtos e alguns saldos.
Viva 2024! De novo...
Não há fogos de artifício, mas o sentimento que nasce em Portugal em setembro é mais ou menos o mesmo que toma conta do Brasil, tradicionalmente, no dia 31 de dezembro: o de que um ano novo começa agora. É tanto que as agendas à venda neste período têm na capa 2024/2025. Nada marca mais um momento "ano novo, vida nova" do que uma boa agenda.
Para a psicóloga brasileira Dayane Araújo, que atua como psicoterapeuta e terapeuta ayurveda em Portugal, a reentré também é uma oportunidade para recomeços. "É hora de aproveitar que ainda é final de verão, um momento favorável, por ser calor, para implementar novos hábitos, como atividades físicas, alimentação mais saudável, uma nova leitura, que pode te ajudar a adquirir conhecimentos que você deseja, e estabelecer uma nova rotina de vida, mais equilibrada", explica a profissional ao DN Brasil.
Dayane sugere também "se preparar para a entrada do outono/inverno fazendo uma boa limpeza na casa, reorganizar os guarda-roupas, para não deixar para quando o clima mudar". Com a retomada dos ritmos normais de trabalho, quem vinha de um momento de férias e descanso pode se sentir mais pressionado.
Por isso, a dica da psicoterapeuta é "entender se tem algum hábito que, anteriormente, te incomodava e que você gostaria de mudar", já que "a volta ao trabalho pode trazer um pouco de ansiedade, estresse, e acaba alterando o momento de descanso que houve nas férias. O que você pode buscar para o ciclo que se inicia? Começar um processo terapêutico, aula de yoga, desconectar mais das redes sociais, tudo isso vai gerar mais resiliência".
E para quem comprou aquela agenda 2024/2025? "Aproveite para revisar as metas que você tinha colocado para o primeiro semestre e estabeleça outras, de setembro até dezembro. O que quer para esse segundo semestre, ou para esse reinício de ano? É fazer uma nova gestão, um novo calendário de como ter mais qualidade de vida", afirma a psicoterapeuta.
caroline.ribeiro@dn.pt