Celebração é tradicional anualmente na escola de circo.
Celebração é tradicional anualmente na escola de circo. Divulgação.

Chapitô celebra 25 de Abril com arte, memória e olhar voltado para imigrantes

Espetáculo na noite de 24 de abril reúne música, circo e antigos presos políticos para homenagear a Revolução dos Cravos em Lisboa.
Publicado a

O Chapitô, escola e centro cultural lisboeta com forte presença de estudantes brasileiros e de outras nacionalidades, volta a reunir arte e cidadania para celebrar o 25 de Abril. Na noite da véspera da comemoração da Revolução dos Cravos, o espaço promove um espetáculo que mistura circo, canto e testemunhos históricos, com início às 21h na esplanada da instituição, no centro histórico de Lisboa.

Neste ano, o evento dialoga com o tema central trabalhado pela escola: Migrações e Transumâncias. O mesmo mote já havia pautado o desfile de Carnaval da instituição, protagonizado por alunos de diferentes origens. Agora, será a vez de conectar a resistência portuguesa ao passado e ao presente dos movimentos migratórios, dando visibilidade a vozes silenciadas, sejam elas políticas ou imigrantes.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A programação inclui uma descida coreografada por estudantes, representando líderes de Abril e figuras opressoras do antigo regime. O Coro Lopes-Graça, conhecido por sua atuação clandestina durante o Estado Novo, entoa as chamadas “Canções Heroicas”, que resistiram à censura e serão interpretadas ao ar livre.

Cartaz do evento desta quinta-feira (24).
Cartaz do evento desta quinta-feira (24).DR.

Entre os convidados, estarão representantes da URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses – e antigos presos políticos, cujos relatos sobre a repressão marcam presença na programação. A atividade reforça o compromisso do Chapitô com uma abordagem inclusiva e crítica sobre os desafios da atualidade, entre eles, a condição do imigrante em Portugal.

A noite não pode terminar diferente se não com o “Grândola, Vila Morena” ecoando sobre o Tejo. Uma noite para brasileiros, portugueses e outras nacionalidades celebrarem juntos uma data que, para muitos, representa não só a liberdade política, mas também o direito de pertencer. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Serviço:

Data: 24 de abril

Local: Esplanada do Chapitô (Costa do Castelo 7, Lisboa)

Horário: A partir das 21h

Mais informações através do contato 21 885 55 50

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Celebração é tradicional anualmente na escola de circo.
Chapitô dá a largada no Carnaval de Lisboa com desfile dedicado à migrações
Celebração é tradicional anualmente na escola de circo.
Brasileira revoluciona a cultura de circo em Portugal
Diário de Notícias
www.dn.pt