Feira de empreendedorismo para mulheres negras ocorre neste sábado em Lisboa
A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar um espaço de diálogo, partilha de experiências e desenvolvimento de competências, incentivando o crescimento pessoal e profissional das participantes através do movimento “Black Money”.
Texto: Nuno Tibiriçá
No próximo sábado (8), Lisboa acolhe o CBA (Chá de Beleza Afro), um dos maiores eventos de afroempreendedorismo e networking feminino do país. Criado por Neusa Sousa, Mestranda em Estudos da Mulheres, promotora cultural e repórter do programa Bem-vindos, RTP África, o evento está na 8ª edição e será realizado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa (ISCSP), na Rua Almerindo Bessa. A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar um espaço de diálogo, partilha de experiências e desenvolvimento de competências, incentivando o crescimento pessoal e profissional das participantes através do movimento “Black Money”.
Neusa Sousa, CEO do Chá de Beleza Afro e muito engajada com questões de gênero, criou o projeto de forma a impulsionar o sucesso e a prosperidade da comunidade negra através do networking. Desde a primeira edição, em 2017, foram realizados mais de 20 eventos, dentre os quais ciclos de conversas, debates e feiras. Nos palcos, o CBA já teve a presença de Conceição Queiroz, Joacine Katar Moreira, Evódia Graça, Roselyn Silva, Inocência Matta, Francisca Van Dunen.
Neste ano, o tema escolhido é "Desvendando os Bastidores: Atrás das Câmeras". A edição atual concentra-se em destacar a importância de revelar o trabalho invisível e os desafios enfrentados nos bastidores por empreendedores, figuras públicas ou qualquer pessoa que, diariamente, enfrenta uma jornada repleta de resiliência e persistência.
Seis oradoras já foram confirmadas pelo evento e subirão ao palco do ISCSP neste sábado: Mónica Lafayette, fashion stylist e consultora de imagem, Cláudia Semedo, atriz e apresentadora, Helga Saraiva, fundadora da Lead, Gisela Van Dunnan, psicóloga clínica, Nadilé Mendonça, fundadora da Ofjá Group e Carla Nunes Semedo, vereadora da Câmara de Cascais.
A 8ª edição do Chá de Beleza Afro tem hora prevista para início das atividades às 14h e se estende até às 22h. Os bilhetes custam entre €25 e €60. Confira todas as informações aqui.
nuno.tibirica@dn.pt