Cartão de cliente dos supermercados: muito além dos descontos na feira do mês
A adesão é sempre gratuita e, em geral, basta ter um NIF. Os benefícios são utilizados em inúmeras empresas parceiras das redes, como postos de combustíveis, restaurantes, óticas, pet shops e até lojas de tecnologia.
Texto: Caroline Ribeiro
Economizar é bom, todo mundo gosta, e se tem algo que sempre pesa no orçamento mensal é: o gasto nos supermercados. De acordo com a DECO Proteste, associação que atua pelos direitos dos consumidores em Portugal, o preço da cesta básica no país na primeira semana deste mês até baixou em comparação com o final de outubro, mas está mais caro do que era neste mesmo período no ano passado. As famílias desembolsam atualmente 233,58 euros por mês só com os produtos básicos, 2,41% a mais face ao valor em 2023.
Por isso, uma boa opção para tentar baixar alguns preços é fazer o cartão de cliente da rede. Os nomes podem variar. Seja um cartão cliente, cartão fidelidade ou programa de pontos, o resultado final é em geral o mesmo: descontos diretos nos produtos, descontos acumulativos, valores em saldo para usar depois e acesso a produtos em primeira mão.
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No entanto, os cartões vão além do espaço dos supermercados e costumam trazer benefícios em inúmeras empresas parceiras, como postos de combustíveis, restaurantes, óticas, pet shops e até lojas de tecnologia.
Entre os cartão mais populares no país estão:
- Cartão Continente - além das lojas Continente, serve para as do Meu Super e Go Natural e várias outras marcas do grupo Sonae, como Zu (pet shop), Zippy (moda infantil) e Pizza Hut. Também dá descontos em combustível nos postos Galp.
- Cartão Poupança Intermarché - descontos nos supermercados, com planos especiais para famílias com bebês, com vários filhos e idosos.
- Lidl Plus - garante ofertas exclusivas pelo aplicativo, com sorteios e passatempos, além de vouchers de desconto em produtos. Dá benefícios em combustível na rede Repsol.
- Poupa Mais - programa da rede Pingo Doce, que também confere descontos em combustível nos postos BP aderentes.
O modo de utilização costuma ser semelhante. Após aderir ao programa, vai ser preciso baixar algum aplicativo, pelo qual o cliente vai acompanhar os bônus e apresentar o número nos parceiros daquela rede.
Cada rede tem o seu programa. A adesão é gratuita. Normalmente, basta ter um número de celular (telemóvel) e o Número de Identificação Fiscal (NIF). Os clientes podem se informar diretamente no caixa, ao pagar a conta, ou procurar o balcão de atendimento físico dentro do supermercado. Algumas redes permitem que mais de uma pessoas esteja associada ao mesmo cartão, o que significa que uma família pode tentar concentrar o uso para ter mais pontos, descontos e benefícios ao final de um mês.
caroline.ribeiro@dn.pt