Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Carcavelos recebe Carnaval fora de época neste sábado

A saudades do “samba, suor e cerveja”, fez a Festiva Enseada - Associação Movimento Cultural criar o "Summer Fest Carnaval".

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Carcavelos recebe Carnaval fora de época neste sábado
O "Sardinha Imperial" é um dos blocos que se apresenta no "Summer Fest Carnaval". Foto: Divulgação / Sardinha Imperial

Texto: Nuno Tibiriçá

O Carnaval em Lisboa tem ficado cada vez mais popular nos últimos anos, mas a verdade é que o frio combina pouco com a maior festividade brasileira. Foi pela saudade do calor carnavalesco que, neste verão, a Festiva Enseada - Associação Movimento Cultural, composta em sua maioria por brasileiros, resolveu organizar um "Carnaval fora de época", o Summer Fest Carnaval. A folia acontece neste sábado (6), no Mercado de Carcavelos.

"A ideia surgiu justamente porque o Carnaval aqui é no inverno, como diz uma marchinha do bloco Sardinha Imperial. E a gente sente falta do calor humano, do samba, suor e cerveja, de poder colocar um disfarce, uma fantasia mais fresca, uma coisa mais de verão. Então a ideia agora é ter o Carnaval duas vezes por ano aqui em Portugal: uma na data cristã, fevereiro/março e outra fora de época: Carnaval e verão tem tudo a ver”, conta ao DN Brasil o presidente da Festiva Enseada, Alexandre Liuzzi. 

Será a primeira edição do festival e a ideia, segundo Liuzzi, é que o evento entre na agenda cultural de Cascais para ter um Carnaval de verão mais nos moldes do brasileiro. Neste ano, a Festiva Enseada realiza o festival com o apoio da Câmara Municipal de Cascais e da Junta de Freguesia de Carcavelos.

Na programação deste sábado no Mercado de Carcavelos, três blocos de Carnaval já conhecidos da região de Lisboa marcam presença. O “Qui nem Jiló”, de forró, abre as festividades seguido pelo “Sardinha Imperial”, bloco que faz parte da Festiva Enseada e apresenta sambas clássicos e marchinhas de Carnaval. O “Carvalho em Pé”, de Carcavelos, encerra a festa com famosos sambas de enredo da festividade brasileira.  

“Nossa ideia é sempre agregar os portugueses na nossa cultura, é fazer um intercâmbio cultural. Também quando somos chamados para eventos portugueses, tentamos levar a brasilidade, fazer um lugar de intersecção entre Brasil e Portugal. Esperamos que o Summer Fest seja mais um desses espaços”, completa Liuzzi.

A primeira edição do Summer Fest Carnaval está programada para acontecer entre às 17h e às 21h. A entrada é livre.

nuno.tibirica@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais