Cantora Tatiana Cobbett reforça laços Brasil-Portugal com novo single em janeiro
Artista brasileira lança a décima música do projeto Lá e Cá, que promove um intercâmbio cultural entre os dois países.
Texto: Nuno Tibiriçá
Vivendo entre o Brasil e Portugal, a cantora e compositora Tatiana Cobbett lançará no dia 2 de janeiro o single "Samba Imaginado", o décimo da série de lançamentos do seu projeto Residência Artística - Lá e Cá. A canção, que integra o álbum em processo, explora a essência do samba como um espaço coletivo de criação, convidando o ouvinte a se perder nas melodias e versos que traduzem sentimentos universais.
A letra, marcada por lirismo e sutileza, reflete a visão intuitiva de Cobbett, que, embora não toque instrumentos, estabelece uma profunda conexão criativa com os músicos com quem trabalha. "A voz me colocou nesse lugar de compositora, me inspirando a conhecer novos territórios e a dialogar com outras culturas", afirma a artista.
O single foi produzido e arranjado por Luiz Meira, renomado músico catarinense, e gravado no estúdio Jorge Lacerda, em Florianópolis. A faixa conta com a participação de importantes nomes da cena do samba local, como Anderson Ávila, o Agulha (cavaco), Du da Coloninha (percussão), Hemerson Calandrine (trombone) e o próprio Meira (violão). Juntos, eles criam uma atmosfera acolhedora, que traduz o imaginário criativo de Cobbett em um samba cheio de nuances.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Samba Imaginado se insere no contexto do projeto Residência Artística - Lá e Cá, que desde 2019 promove intercâmbios culturais entre Brasil e Portugal. A escolha de Portugal como residência do projeto tem raízes na ascendência portuguesa de Cobbett, que enxerga a arte como um elo entre os dois países.
Florianópolis, com sua forte herança açoriana, também serve como base criativa para a cantora, funcionando como um ponto de conexão entre os dois continentes. Ainda através de seu trabalho, Cobbett explora a língua portuguesa como ferramenta de expressão artística, reforçando a lusofonia e a valorização da música autoral independente.
Entre os lançamentos anteriores de Cobbett, estão singles como Umbral, inspirado no fado e na milonga, Voo, premiado pelo Funart Respirate 2020, e Cilada, que foi destaque na RTP África em 2024. Samba Imaginado chega como mais um capítulo na trajetória da artista, reforçando seu compromisso de usar a música como veículo de conexão entre culturas de Brasil e Portugal.
nuno.tibirica@dn.pt