Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Cafeteria inovadora criada por brasileiros conquista o coração de Lisboa
Sonia e Júlio Matteo, responsáveis pelo SM Speciallity Coffee. Foto: arquivo pessoal

Cafeteria inovadora criada por brasileiros conquista o coração de Lisboa

Localizada a poucos metros do Parque Eduardo VII, no centro da cidade, o recém-inaugurado SM Specialty Coffee traz uma nova cultura de café para a região.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

O empreendedor paulista Júlio Matteo, 36, assim como todos brasileiros que atravessam o Atlântico, tem suas paixões, convicções e sonhos. Quando se mudou para Portugal, há cerca de dois anos, conseguiu conciliar tudo isso para tornar em realidade um negócio que idealizava através de um dos produtos que mais admira: o café. "Amo desde pequeno. Posso tomar uns 20 por dia e durmo do mesmo jeito", revela Júlio em entrevista ao DN Brasil realizada no seu SM Specialty Coffee, no centro de Lisboa.

Graduado em marketing, com o que trabalhou boa parte da sua vida, Júlio viu a oportunidade de abrir o seu negócio em Portugal após sua primeira cafeteria, no centro de São Paulo, durar poucos meses. Quando sua sócia Sonia Biusse sugeriu pela primeira vez a possibilidade de tentar abrir uma cafeteria em Portugal, Júlio, que tinha entre um de seus sonhos para o futuro viver na Europa, arrumou logo as malas.

Fascinado pelo café que é, chegou a Lisboa para investigar de perto todas as nuances do mercado "cafeteiro" na capital portuguesa. E como investigou. "Cheguei aqui pela primeira vez em 2022, para fazer esse pente fino de mercado, saber como é que estava o mundo do café de especialidade. Eu cheguei a andar uns mil quilômetros nesse período de estudo. Visitei 100 cafeterias de Lisboa, sendo que muitas não eram de especialidade", relembra o empreendedor.

Júlio Matteo no SM Specialty Coffee. Foto: arquivo pessoal

O café de especialidade, segundo Júlio, envolve diferentes categorias em relação ao café de moagem normal que é servido na maior parte de padarias ou pastelarias, em Portugal, por atender critérios rigorosos de qualidade. Esses cafés precisam atingir no mínimo 80 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA), que avalia atributos como aroma, sabor, acidez, corpo e uniformidade.

Além disso, a rastreabilidade é um elemento central, permitindo identificar a origem do grão, desde a fazenda até o processo de secagem. Quando chegou em Portugal, o mercado do café de especialidade ainda caminhava lentamente. "Mesmo no Brasil, é uma coisa de 20 anos para cá. Em Portugal talvez tenha uns oito anos, mas teve um crescimento rápido. É só ver que zonas como os Anjos ou Santos, por exemplo, já estão cheias de casas com esse propósito", conta.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Rodando por todas as partes de Lisboa, Júlio se deparou com um estabelecimento nas proximidades do Parque Eduardo VII, ponto turístico do coração da cidade, que pareceu promissor. O espaço era uma antiga tasca que ía fechar as portas, e, ao reparar que a região ainda carecia de um café de especialidade, resolveu apostar. Deu certo.

Com um conceito inovador para a localização, o SM vem se consolidando como uma das principais cafeterias de especialidade da região central de Lisboa, mesmo sendo uma novidade na zona. Inaugurado em março deste ano, após quase seis meses de obras e formalizações burocráticas, o empreendimento de Júlio e Sonia, que coordena a parte de back-office a partir do Brasil, conquistou tanto locais, quanto turistas.

Questionado se há uma espécie de "pé atrás" por parte de quem prefere algo mais tradicional, Júlio afirma que as situações desconfortáveis foram poucas. "Já aconteceu de alguém ficar bravo com o preço do café, mas foi pontual e é aquela coisa: temos aqui um conceito. O café de especialidade e nosso espaço como um todo usa uma matéria-prima de excelência, e essas coisas são caras. Fora que é preciso ter um preço para o empreendimento ser sustentável. O aluguel em Lisboa, por exemplo, é um absurdo não só para pessoa física, quanto para empresa também", pontua.

Um negócio "do zero"

Júlio olha para o trajeto construído em Portugal até o momento com orgulho. Ele, que não conhecia o país, teve que lidar com as burocracias e perrengues que um empreendedor recém-chegado em um lugar novo tem que passar. "Eu vim completamente no escuro, plano de negócios era X, virou Y, entender a tributação, abertura de empresa, licenças que também é muito diferente do Brasil, imobiliária, enfim, foi todo um processo demorado e nada barato", afirma.

Para chegar ao patamar que chegou hoje, ele agradece aos que estiveram juntos durante todo o processo, especialmente quem, no dia a dia, "segura o rojão" ao seu lado. "Sou eu, o Dilver e a Linda, nós os três que gerimos isso todos os dias. O Dilver é venezuelano, a Linda portuguesa, e temos uma sintonia incrível. São profissionais de primeiro escalão e, realmente, tenho certeza que ter essas pessoas ao meu lado foi daquelas coisas premeditadas da vida: muito do nosso sucesso vem do nosso material humano", ressalta Júlio.

Além da diversa gama de cafés servidos no SM, o espaço também prepara cafés da manhã e lanches. Com um gostinho de Brasil pelo caminho - vendem pão de queijo de um fabricante brasileiro - a casa também serve os conhecidos quitutes das cafetarias de especialidade ou artesanais: croissants, cinnamon rolls, muffins e cookies. No inverno, a ideia é trazer uma variedade de caldos para o estabelecimento.

SM Specialty Coffee

Endereço: R. Dom Francisco Manuel de Melo 26 A, Lisboa

Horário: terças - sábados, das 8h às 17h

Preço: €5 - €10

nuno.tibirica@dn.pt

Leia também

O mundo inteiro em Lisboa: confira dicas culturais e gastronômicas do DN Brasil
Lisboa se tornou uma esquina do mundo - e o DN Brasil selecionou lugares onde é possível encontrar, ou saborear, o melhor desse caldeirão cultural.
Recém-inaugurado, Wave Gastrobar traz Bossa Nova ao vivo e mistura pratos de Brasil e Portugal
Restaurante foi inaugurado há pouco menos de um mês pela dupla de empresários paraenses Rodrigo Cunha e Altino Teixeira.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais