Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Buffet ou menu? As tradições nos restaurantes portugueses
Em Portugal, os restaurantes de comida típica são conhecidos como "tascas". Foto: Paulo Spranger / Global Imagens

Buffet ou menu? As tradições nos restaurantes portugueses

Conheça os principais hábitos nas chamadas "tascas" e "pastelarias" de Portugal.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Nuno Tibiriçá

Sabe aquele tradicional Prato Feito (PF) que comemos na nossa pausa para o almoço em padarias ou botecos no Brasil? Aqui em Portugal, esses almoços comerciais geralmente acontecem nas que aqui são chamadas de pastelarias ou tascas. As pastelarias são o equivalente as nossas padarias e as tascas, os botecos.

Restaurantes com buffet ou pagamento por quilo, comuns no Brasil, são pouco habituais em Portugal, embora também existam. O principal nas pastelarias e tascas, no entanto, é o "Menu Almoço". Nesses estabelecimentos, é possível encontrar, muitas vezes, menus que contem com prato principal, bebida, café e/ou sobremesa, por preço justo, que varia entre os €10 e os €15.

E nos pratos principais, o que os portugueses comem que equivalem aos nossos PF's? Um dos mais tradicionais é o bitoque. O bitoque nada mais é do que um bife de vaca acompanhado de arroz, batatas fritas, ovo frito e salada. É como o nosso bife a cavalo no Brasil e, aqui, a falta do feijão é compensada pelo molho de frigideira que acompanha o bife. Menos seco do que o nosso, o bife do bitoque normalmente conta com um molho de cerveja, manteiga, alho e vinagre que dá um sabor especial ao prato.

Outros clássicos servidos nas pastelarias e tascas portuguesas são pratos como pernil assado com batatas assadas, bacalhau (de todas as formas possíveis), arroz de pato e iscas de fígado com batatas (chamadas carinhosamente de iscas com elas). Peixe grelhado, como robalo, dourada e peixe-espada também são outras das especialidades, assim como pratos de porco (febras, plumas e secretos). Um dos principais acompanhamentos para esses pratos é o esparregado, que é o equivalente ao nosso creme de espinafres, muito apreciado em Portugal.

Ah, e já que antes falei sobre o feijão, é bom lembrar: o feijão é super consumido pelos portugueses, só de um jeito diferente do nosso do dia a dia. Mesmo assim, em muitas tascas e pastelarias é possível encontrar feijoada portuguesa que leva feijão branco, chouriço e costela ou a feijoada de chocos (molusco que lembra a lula). Ambas igualmente deliciosas.

Antes da chegada dos pratos principais, a maioria dos garçons ou garçonetes desses estabelecimentos (em Portugal chamados de empregados de mesa) levam às mesmas o couvert, muitas vezes sem perguntar se o cliente quer ou não. Aí vale uma coisa importante: tocou, pagou. Diferentemente do Brasil, que o couvert tem um preço único, aqui os itens são cobrados separadamente. Por exemplo: se tiver na mesa os tradicionais pão, manteiga, queijo, patê de sardinhas e azeitonas, mas você só consumir o queijo, não paga o restante.

Nas bebidas, os portugueses - bons de copo - também tem boas opções. O chope aqui é chamado de imperial, no Sul e fino, no Norte. Mas no que os portugueses se destacam mesmo, é no vinho. Quase todos estabelecimentos tem no menu o "Vinho da Casa", invariavelmente com bom custo-benefício e que pode ser servido em uma jarra, meia jarra ou no copo, seja ele tinto, verde ou branco. Nos digestivos, amêndoa amarga (licor de amêndoa normalmente servido com gelo e limão), licor beirão (a base de plantas aromáticas) e bagaço (aguardente das fortes, a cachaça dos portugueses) são algumas das principais opções.

Para finalizar a refeição, os estabelecimentos oferecem bons "miminhos" para adoçar a alma. Leite creme (espécie de creme brulée), arroz doce, farófias ou ovos nevados (claras em nuvens, açúcar, leite e farinha) e serradura (bolachas, creme de leite e leite condesado), são alguns dos mais populares.

Junto com o digestivo e a sobremesa, vem claro, o cafézinho. Mas esse merece um capítulo a parte.

E você? O que mais lembra de te chamar a atenção nos estabelecimentos tradicionais de Portugal? Tem outros pratos típicos que chamaram a atenção? Conta pra gente!

nuno.tibirica@dn.pt

Relacionadas

Muito além do fado: os músicos portugueses recomendados por brasileiros
Perguntamos a brasileiros que vivem em Portugal há alguns anos o que há de melhor na música portuguesa. Confira a lista.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais