Brazuca Indica: casal inova com aplicativo para facilitar a vida de brasileiros em Portugal
João Henriques e Paola lançam plataforma para ajudar imigrantes a encontrarem serviços de confiança ao mesmo tempo que promovem o empreendedorismo brasileiro em Portugal.
Texto: Nuno Tibiriçá
Quando o carro dos mineiros João Henriques, 26, e Paola Oliveira, 25, simplesmente parou de funcionar após uma visita do casal ao Cristo Rei, ponto turístico de Almada, onde moram, os dois se viram desorientados ao irem atrás de alguém para solucionar o problema. Recém-chegados a Portugal, país para o qual mudaram-se em dezembro do ano passado, João e Paola quase "pagaram mico" até encontrarem alguém para arranjar o carro.
Após conseguirem o reparo através de um mecânico brasileiro, os dois, que trabalham com Tecnologia da Informação, entenderam que uma plataforma para ajudar imigrantes brasileiros em Portugal, poderia ser uma boa jogada. Foi aí que surgiu o Brazuca Indica, o novo aplicativo criado pelos mineiros que dá sugestões dos mais diversos serviços feitos por brasileiros em Portugal e que une o útil ao agradável: ajuda o imigrante recém-chegado e fortalece o empreendedor brasileiro que quer se consolidar por aqui.
"Tudo começou quando precisei de um mecânico de confiança para o carro, mas encontrar alguém acessível e competente não foi simples", lembra João. “Depois de algumas tentativas frustradas, gente cobrando um absurdo, encontrei um mecânico brasileiro, que além de prestar um bom serviço, me deu várias orientações valiosas. Foi aí que percebemos que uma rede de indicações confiáveis poderia ser o suporte que os imigrantes precisam para começar com segurança em Portugal”, diz o mineiro.
A rapidez com que o aplicativo foi desenvolvido impressiona. Em menos de duas semanas, João programou toda a estrutura do Brazuca Indica durante uma viagem. “Nunca o vi tão focado e empolgado em um projeto como esse”, revela Paola. Com o crescimento rápido da plataforma, o casal percebeu que poderiam combinar suas experiências para dar suporte não só aos recém-chegados, mas também aos pequenos negócios brasileiros que buscavam visibilidade.
Com a criação em tempo recorde, o aplicativo desenvolvido por João e que conta com a ajuda de sua companheira, especialista em marketing e gestão de tráfego, passou a reunir profissionais e negócios das mais diversas áreas - desde os famigerados mecânicos até dentistas. A dupla de, agora empreendedores, conta que todos os indicados no aplicativo são avaliados com rigor, de forma que as dicas para os imigrantes brasileiros e qualquer um interessado nos negócios, sejam as mais fiáveis possíveis.
Ascensão meteórica e expansão
O aplicativo foi oficialmente lançado em maio deste ano e, deste então, caiu nas graças do povo. Atualmente, são mais de 160 negócios cadastrados no Brazuca Indica, o que abre margem para um horizonte no qual, os dois, ainda ligados à empresas na área de TI, já vislumbrem um futuro no qual estejam 100% focados no desenvolvimento e gestão do APP.
"Temos, no momento, cinco pessoas trabalhando conosco no projeto e cada vez mais pessoas interessadas em ter o negócio contemplado no aplicativo. Ao mesmo tempo que é uma plataforma de divulgação, também é uma maneira de fazer um marketing colaborativo, porque 30 euros (valor cobrado pela dupla) que você vai investir dentro de um negócio, dentro de um tráfego pago, não é algo que no final do mês vai ter um resultado muito grande. É aquela coisa: a união faz a força", afirma Paola.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
No momento, os dois ainda não iniciaram essa cobrança, sendo esse último período de seis meses uma espécie de teste para o aplicativo, além do tempo no qual trataram de todos os trâmites legais para fazer o negócio acontecer. Agora, João e Paola se preparam para iniciar uma campanha de marketing mais intensa em torno do Brazuca Indica antes dos próximos passos, que envolve levar o aplicativo para outros países europeus.
De acordo com o casal, brasileiros estabelecidos em lugares como França, Irlanda e Espanha já entraram em contato com o Brazuca Indica para perguntar sobre a possibilidade de ter o negócio contemplado no aplicativo. A ideia de João e Paola é que essa expansão para outros lugares da Europa seja em breve, de preferência até janeiro.
"Queremos expandir para vários países onde tenham imigrantes brasileiros morando, para que possa facilitar tanto na integração do imigrante com o novo país, quanto aqueles que querem ter o gostinho da nossa cultura", finaliza João. A dupla afirma que os negócios expostos no Brazuca Indica são todos e quaisquer ligados com a cultura brasileira, não só os geridos por imigrantes.
nuno.tibirica@dn.pt