Brasileiros recebem bolsas de estudo para o interior de Portugal
Iniciativa é promovida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Texto: Amanda Lima
Onze estudantes do Brasil vão estudar em Portugal com um bolsa atribuída por bom desempenho escolar no passado. Os acadêmicos vão frequentar a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), que acaba de premiar a primeira edição do Lusofonia +, destinada a estudantes de licenciatura e mestrado de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Os brasileiros ficaram em segundo lugar no ranking das bolsas, atrás apenas de Angola, cuja destinação foi de 18 bolsas. Também foram beneficiados estudantes de Guiné-Bissau (10), Moçambique (6), Cabo Verde (4) e Timor-Leste (1). No total, 50 bolsas foram atribuídas. De acordo com a universidade, um dos principais objetivos do programa é "melhorar as condições de vida e de estudo dos estudantes da CPLP, reconhecendo os desafios financeiros que muitos enfrentam".
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O grupo de novos estudantes já está em Portugal para iniciar o ano letivo. Uma cerimônia foi realizada ontem em Vila Real para marcar a entrega dos prêmios. “O programa Lusofonia+ reafirma um compromisso real com o espírito de comunidade e o desenvolvimento social e económico das nações lusófonas, oferecendo apoio a estudantes oriundos desses países e que se destacam pelo seu empenho e motivação para prosseguir os seus estudos e concluí-los com sucesso”, disse o vice-reitor para a Internacionalização, Luís Leite Ramos.
As bolsas são apoiadas pela Fundação Manuel António da Mota e pelas empresas Dourogás e Norvia. Além de patrocinar a frequência universitária, eles se comprometem a "acompanhar a sua vida profissional". Atualmente, os estudantes oriundos da CPLP representam cerca de 75% dos 1.100 estudantes internacionais da UTAD.
amanda.lima@dn.pt