Manifestantes vão até o consulado na manhã de sexta-feira.
Manifestantes vão até o consulado na manhã de sexta-feira.Facebook do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro

Brasileiros organizam novo protesto no consulado português do Rio de Janeiro

Organização está sendo feita em grupos do WhatsApp. Requerentes querem respostas sobre os pedidos de vistos em atraso.
Publicado a

Brasileiros vão protestar em frente do Consulado de Portugal no Rio de Janeiro na sexta-feira (04). O grupo de requerentes de visto vai em busca de tentar conseguir respostas do consulado sobre a falta de informações dos processos. "“É um grito de socorro. Essa manifestação não é para agredir o consulado, muito pelo contrário. É para que possamos ter voz na nossa solicitação, nós cumprimos os prazos todos que pediam mas não tivemos nenhum retorno", explica ao DN Brasil a brasileira Emanuelle Nazaré Ponzi Pereira. O ato vai começar a partir das 8:00 da manhã.

A brasileira ingressou com o pedido de visto de procura de trabalho em setembro do ano passado. A última resposta que conseguiu foi ainda em 2024, de que não havia prazo para análise e que nada poderia ser feito. Por lei, o prazo estabelecido é de 60 dias.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

No caso de Emma, por não saber que demoraria tanto, a situação tem repercussões. "Meu filho não está estudando porque iríamos em fevereiro, quando completaria os 90 dias. E estou sem trabalhar e morando na casa de amigos porque achei que iria ser conforme o que estava no site da VFS", explica.

O protesto está sendo organizado através de grupos no WhatsApp e redes sociais, onde as pessoas compartilham os relatos, a maioria semelhantes. "Não ter respostas nos faz muito mal, ficamos com o emocional abalado" explica. Há casos em que o pedido possui mais de 200 dias.

O consulado acaba de sair de uma greve de quase um mês. Antes, já estavam com sobrecarregados com pedidos. Manifestações já foram realizadas, pelo mesmo motivo, no mês de janeiro em várias cidades.

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicado à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Manifestantes vão até o consulado na manhã de sexta-feira.
Patrões com mais rapidez para contratar imigrantes, mas alertam: Governo não pode usar “desculpas” e falhar
Manifestantes vão até o consulado na manhã de sexta-feira.
Após protestos no Brasil, dezenas de vistos são negados - cidadãos alegam represália e rebatem com provas
Diário de Notícias
www.dn.pt