Brasileiros na Liga Portugal: Giro da rodada #8
Confira os brasileiros que mandaram bem ou mal na 8ª rodada da primeira divisão portuguesa.
Texto: Nuno Tibiriçá
Com a 8ª rodada da Liga Portugal concluída, destacamos para você os brasileiros que se saíram bem e aqueles que não tiveram o melhor desempenho no último fim de semana. A edição semanal do nosso Giro da Rodada está no ar!
Quem mandou bem
Pepê e Galeno (Porto)
Mais uma semana de Giro da Rodada do DN Brasil, mais uma semana com a dupla que vai se tornando figurinha carimbada do quadro. Pepê e Galeno balançaram as redes mais uma vez no último fim de semana e garantiram a vitória do Porto sobre o Braga por 2 x 1 em jogo "osso duro de roer", para os dragões. Jogando em casa, a equipe comandada por Vítor Bruno viu Galeno, de pênalti, abrir o placar nos acréscimos do primeiro tempo após receber falta dentro da área.
O Braga chegou ao empate no início da segunda etapa, com um golaço do jovem Roger, mas pouco tempo depois, Pepê apareceu: o atacante ex-grêmio tabelou com Nico González na entrada da área e finalizou cruzado com força, sem chances para Matheus. Do outro lado, Diogo Costa fechou o gol e garantiu mais três pontos para os donos da casa.
Raúl (Farense)
O zagueiro brasileiro foi o grande personagem da rodada. Nos últimos minutos da partida contra o Estoril disputada no Algarve, o técnico Tozé Marreco colocou Raúl, que fazia partida sólida defensivamente até então, como atacante. Aos 49 do segundo tempo, a decisão de Marreco se provou mais do que acertada: o veterano recebeu a bola dentro da área e finalizou com a categoria de um legítimo camisa nove para tirar o zero do placar. 1 x 0 para o Farense, primeiro três pontos dos algarvios no campeonato e Raúl com um gol para a conta e o troféu de melhor em campo para a galeria.
Andrew (Gil Vicente)
Depois de levar cinco do Benfica na semana passada, entregando um deles de bandeja, Andrew se redimiu nesta rodada. Aos 19 do primeiro tempo, o goleiro carioca fez grande intervenção após cabeceio de Bucca em lance que foi uma das melhores defesas da rodada. Andrew garantiu que o Gil Vicente saísse de campo sem levar gols e viu seus companheiros fazendo o resultado no ataque: 3 x 0 para o Gilzão, que ocupa a 9ª colocação no campeonato.
Quem mandou mal
Gabriel Silva e Vinicius Lopes (Santa Clara)
Não faltaram oportunidades para o Santa Clara construir uma vitória contra o Moreirense, fora de casa, e buscar a terceira posição do "Portuguesão". O time de Vasco Matos chegou bem ao ataque em diversos momentos, mas a falta de pontaria dos atacantes fez com que o time deixasse Moreira dos Cónegos sem balançar as redes. No primeiro tempo, Gabriel Silva perdeu uma oportunidade após vacilo de Kewin e, na segunda etapa, foi a vez de Vinicius Lopes, herói nas últimas duas rodadas, desperdiçar cara a cara. Para piorar, o time mais brasileiro do campeonato viu Bernardo marcar aos 34 do segundo tempo e dar a vitória ao time da casa: Moreirense 1 x 0 Santa Clara.
nuno.tibirica@dn.pt