Brasileiros na Liga Portugal: Giro da Rodada #5
Confira os brasileiros que mandaram bem ou mal na quinta rodada da primeira divisão portuguesa.
Texto: Nuno Tibiriçá
Com a quinta rodada da Liga Portugal concluída, destacamos para você os brasileiros que se saíram bem e aqueles que não tiveram o melhor desempenho no último fim de semana. A edição semanal do nosso Giro da Rodada está no ar!
Quem mandou bem
Galeno (Porto)
Voltando a jogar como atacante pelo lado esquerdo, Galeno deixou a marca dele mais uma vez. O brasileiro abriu o placar para o Porto na vitório frente ao Farense por 2 x 1 no Estádio de Dragão após converter cobrança de pênalti no começo do segundo tempo. Este foi o quarto gol em cinco jogos para Galeno, que acabou por ficar no Norte de Portugal após negociação fracassada com a Arábia Saudita. Sorte do Porto!
Gustavo Garcia (Nacional)
Apesar de mais uma derrota do Nacional, o lateral-direito Gustavo Garcia, emprestado pelo Palmeiras ao clube madeirense, deixou boa impressão. Seguro defensivamente, Garcia teve boas arrancadas pelo corredor direito e, não fosse o erro dos colegas atacantes, poderia ter deixado o estádio do Estoril com pelo menos uma assistência.
Madson (Moreirense)
Assim como no caso de Gustavo Garcia, a boa atuação de Madson não impediu que seu time saísse derrotado de campo. O meia-atacante brasileiro abriu o placar pelo Moreirense após boa jogada do conterrâneo Alanzinho aos 35 minutos de jogo. A boa atuação da dupla brasileira, no entanto, não impediu a virada do Casa Pia, que acabou por vencer o jogo por 3 x 1.
Quem mandou mal
Otávio (Porto)
O começo de temporada não tem sido fácil para o zagueiro brasileiro. Logo após o gol de Galeno, uma falha de Otávio fez com que o jogo se tornasse mais complicado para o Porto. Três minutos depois do time da casa abrir o placar, Otávio furou domínio simples e viu Tomané arrancar em velocidade em direção ao gol.
O lance até lembrou o episódio de duas semanas atrás, quando o brasileiro perdeu na corrida para Gyokeres e cometeu pênalti. Dessa vez, o zagueiro não tocou no atacante adversário, mas viu Tomané acabar a jogada finalizando para o fundo das redes. Um gol salvador de Omorodion aos 30 do segundo tempo fez com que o zagueiro brasileiro não saísse do Dragão como vilão da tarde.
Lucas França (Nacional)
Foi afobado no gol que deu a vitória ao Estoril por 1 x 0. Aos 19 minutos do primeiro tempo, Lucas França saiu da área de carrinho para evitar o ataque dos donos da casa, mas entregou a bola nos pés de João Carvalho. Quase do meio campo, o atacante português chutou para o gol sem goleiro, em lance que se tornou caricato para Lucas França.
Ulisses (Nacional)
Com exceção de Gustavo Garcia, não foi o dia dos defensores brasileiros do Nacional e podemos dizer que Ulisses foi o pior da rodada. O ex-zagueiro do Vasco simplesmente perdeu a cabeça após cometer uma falta e chutou de forma violenta o adversário Zanoleco - também brasileiro - que estava no chão. Entrada desleal e sem fundamento algum, que fez com que Ulisses fosse para o chuveiro mais cedo e complicasse a vida do seu time em busca de uma reação.
nuno.tibirica@dn.pt