Brasileiros na Liga Portugal: Giro da Rodada #4
Confira os brasileiros que mandaram bem ou mal na quarta rodada da primeira divisão portuguesa.
Texto: Nuno Tibiriçá
Com a quarta rodada da Liga Portugal concluída, destacamos para você os brasileiros que se saíram bem e aqueles que não tiveram o melhor desempenho no último fim de semana. A edição semanal do nosso Giro da Rodada está no ar!
Quem mandou bem
Gabriel Silva e Alisson Safira (Santa Clara)
A dupla brasileira garantiu os três pontos para o Santa Clara na partida que terminou em 2 x 1 para os açorianos contra o AVS, que viu o artilheiro Nenê sair lesionado. Gabriel Silva marcou o primeiro dos donos da casa após bela arrancada e finalização com o pé esquerdo, aos 24 minutos de jogo. Foi o segundo gol do brasileiro na competição que ainda viu seu conterrâneo Alisson Safira, ex-Ponte Preta, fazer o gol da vitória do Santa Clara na segunda etapa.
Kaio César (Vitória)
O atacante que pertence ao Coritiba abriu o placar para o Vitória em Guimarães em lance de oportunismo, logo aos 8 minutos de jogo. Após cruzamento pela esquerda, Kaio Cesar, de carrinho, balançou as redes pela primeira vez nesta edição da Liga Portugal. Tempo importante para o brasileiro seguir lutando por uma vaga no concorrido time titular do Vitória.
Sorriso (Famalicão)
O meia-atacante marcou o gol que ia dando ao seu clube um ponto importante fora de casa. Aos 17 minutos do segundo tempo, Sorriso aproveitou sobra na entrada da área, dominou e bateu bonito no cantinho. Nos acréscimos do jogo, no entanto, o brasileiro viu Tomas Handel desempatar e dar os três pontos ao Vitória. Apesar da derrota do Famalicão, Marcos Vinicios, o Sorriso, segue "brocando" na Primeira Liga: são três gols em quatro jogos.
Daniel Penha e Isaac (Nacional)
A dupla brasileira brilhou e ajudou o Nacional da Madeira a conseguir a primeira vitória no campeonato português. O meia Daniel Penha, que no Brasil passou por clubes como Bahia e Corinthians, abriu o placar em belo cabeceio aos 43 minutos de jogo. Já nos acréscimos do segundo tempo, o jovem atacante Isaac, que está emprestado pelo Atlético Mineiro ao clube madeirense, fez um golaço: fintou dois e mandou uma bomba da entrada da área. O goleiro Lucas França nada pôde fazer. Placar final, Nacional 2 x 0 Farense.
Quem mandou mal
Otávio (Porto)
Assim como já aconteceu com muitos outros defensores da Primeira Liga, Otávio não conseguiu conter a força do artilheiro sueco Viktor Gyokeres. No clássico contra o Sporting, disputado no Estádio José Alvalade, o zagueiro portista, aos 25 minutos do segundo tempo, deixou o atacante girar fácil e ganhar na corrida. Ao ver o sueco invadir a área, Otávio, em desespero, derrubou o artilheiro dentro da área. Pênalti marcado, convertido pelo mesmo Gyokeres e que fez os sportinguistas abrirem o placar do confronto. Final: Sporting 2 x 0 Porto e muitas críticas dos torcedores e da imprensa portuguesa a Otávio.
nuno.tibirica@dn.pt