Brasileiros na Liga Portugal: Giro da rodada #10
Confira os jogadores brasileiros que tiveram destaque na 10ª rodada do campeonato português.
Texto: Nuno Tibiriçá
Com a 10ª rodada da Liga Portugal concluída, destacamos para você os brasileiros que tiveram mandaram bem no último fim de semana: destaque para o atacante Pepê, do Porto, que rodou o mundo com gesto de Fair Play na goleada sobre o Estoril e ainda por cima deixou o dele. A edição semanal do nosso Giro da Rodada está no ar!
Quem mandou bem
Pepê e Galeno (Porto)
Após uma rodada fora da lista, a dupla que mais gosta de marcar presença no Giro da Rodada do DN Brasil voltou a brilhar no Portuguesão. Pepê, aliás, além de ter marcado o segundo gol do Porto na goleada sobre o Estoril por 4 x 0 fora de casa, ainda ganhou o trófeu Fair Play da rodada. No primeiro tempo do jogo, o atacante ex-Grêmio parou ataque promissor - ficaria cara a cara com o goleiro adversário - para atendimento a Pedro Amaral, jogador do Estoril, que havia se lesionado no lance.
Foi aplaudido por torcida adversária e reverenciado pela imprensa portuguesa pelo gesto, um lance raro que rodou o mundo. Atitude elegante de Pepê, que combinou com a elegância de Galeno com a bola nos pés: marcou mais dois no segundo tempo e chegou a nove gols em dez jogos no campeonato. Alô, Dorival!
Lucas França, Isaac e Gustavo (Nacional)
Alívio na Ilha da Madeira: o Nacional finalmente voltou a vencer uma na Liga Portugal - e com a ajudinha de alguns brasileiros. No começo da partida contra o forte time do Santa Clara, o atacante Isaac, emprestado pelo Atlético-MG aproveitou cruzamento certeiro do seu conterrâneo Gustavo Garcia para finalizar de cabeça após belo mergulho e mandar no ângulo.
Se os brasileiros resolveram na frente, lá atrás o Nacional também contou com brilho verde e amarelo para conseguir os três pontos. Lucas França fechou o gol, e viu do outro lado do campo Rúben Macedo, de pênalti, dar números finais a partida. 2 x 0 para o Nacional, que respira fora da zona de rebaixamento.
Bruno Brígido e Rodrigo Pinho (Estrela da Amadora)
O Sporting goleou o Estrela da Amadora por 5 x 1 e segue 100% na Primeira Liga enquanto aguarda a saída do técnico Rúben Amorim, já acertado para assumir o Manchester United na próxima semana. Apesar do placar elástico aplicado pelos sportinguistas, o estrago poderia ser ainda maior não fosse o veterano goleiro brasileiro Bruno Brígido.
O arqueiro fez importantes intervenções tanto no primeiro, quanto no segundo tempo, evitando um placar mais desmoralizante ainda. Quem também merece destaque é Rodrigo Pinho, que voltou a marcar pela segunda rodada seguida, fazendo o golzinho de honra do time da Amadora e sendo o que mais incomodou a defesa do Sporting enquanto esteve em campo. No fundo, os dois brasileiros foram os únicos que se salvaram pelos tricolores na dura derrota.
nuno.tibirica@dn.pt