Na visão de Álvaro, é "natural" que os imigrantes possam participar das decisões políticas.
Na visão de Álvaro, é "natural" que os imigrantes possam participar das decisões políticas.Foto: DR

Brasileiros fazem campanha nas redes sociais para voto nas eleições municipais

Uma sessão de esclarecimentos da Casa do Brasil também vai indicar os passos para o recenseamento eleitoral, permitido para imigrantes com título de residência há dois anos.
Publicado a

"Vota na tua terra. Brasileiros residentes há dois anos em Portugal podem votar". Esta mensagem foi publicada pelo escritor e jornalista brasileiro Álvaro Filho, em uma convocação de voto para as eleições municipais em Portugal.

"A postagem é um apelo antigo que já fiz numa crônica na Mensagem de Lisboa e recicla o grito de guerra fascista do volta pra tua terra para cobiçar os imigrantes à batalha democrática cuja única munição é o voto", explica o escritor ao DN Brasil.

Na visão de Álvaro, é "natural" que os imigrantes possam participar das decisões políticas. "Vivemos aqui, pagamos impostos, geramos riqueza e é natural que participemos das decisões políticas que, como se vê, podem alterar a nossa vida”, complementa.

A publicação de Álvaro é mais de muitas que estão nas redes sociais recentemente sobre o direito ao voto - e também sobre a importância dele. Uma página no Instagram chamada "QuemVotaConta" está fazendo esta campanha.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Um dos vídeos publicados é o da designer Viviane, carioca que vive em Lisboa. Na publicação, a imigrante reforça que o recenseamento municipal não anula o direito ao voto no Brasil - isso só ocorre se o cidadão pedir o estatuto de igualdade e direitos políticos, através do Tratado de Porto Seguro.

Sessão de esclarecimento

Nesta quinta-feira, 31 de julho, a Casa do Brasil promove uma sessão gratuita de esclarecimentos sobre o assunto. O encontro será por Zoom, às 18:00. A pesquisadora do Centro de Estudos Sociais (CES), Carla Luís, vai explicar quais as pessoas imigrantes que têm direito ao voto nas eleições autárquicas e como fazer o recenseamento eleitoral.

As vagas são limitadas, e as inscrições fecharão quando o limite de vagas for atingido. O link de inscrições está aqui.

O DN Brasil possui um guia do imigrante em que explica como funciona o recenseamento, ou seja, o cadastro eleitoral português. Para a próxima eleição, marcada para 12 de outubro, as inscrições para votação fecham no dia 12 de agosto.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Diário de Notícias
www.dn.pt