Brasileiros em Portugal se apaixonam pela Eurovisão
Na noite deste sábado (17), a brasileira Islene Façanha vai receber amigos portugueses e brasileiros em casa para um compromisso especial: assistir a grande final da Eurovisão, o maior concurso musical da Europa. Islene faz parte de um grupo de amigos apaixonados pelo festival. Cada vez mais, a Eurovisão cai no gosto dos brasileiros que vivem em Portugal.
Ainda quando morava no Brasil a imigrante já conhecia, mas foi quando se mudou para a Europa que passou a acompanhar a Eurovisão. "Eu conhecia desde o Brasil, mas só comecei a assistir mesmo quando fui estudar para o Reino Unido, em 2008, e desde então tornou-se parte da minha rotina. No entanto, comecei a acompanhar com mais regularidade depois de me mudar para Portugal", conta a DN Brasil.
Para Islene, que já vive em Portugal há 15 anos, o que mais encanta no festival é a união. "O que mais me encanta na Eurovisão é ver a Europa unida, a cantar e a partilhar as suas culturas. E é um momento divertido para reunir os amigos e fazemos votações da festa também, para além da oficial", relata.
Ela também destaca que gosta de ver as músicas nos idiomas dos países participantes. "Acho mesmo bonito, sobretudo quando os países optam por cantar na sua língua. Mesmo quando não percebo a letra, adoro ouvir a sonoridade da música e das línguas diferentes", explica. Neste ano, Islene já escolheu seus favoritos: Albânia, a Suécia, Malta, Estônia e, claro: Portugal. "Sendo luso-brasileira, torço sempre por Portugal", cita a imigrante.
O país este ano está representado pela banda NAPA. Apesar de não serem favoritos, os portugueses estão na final deste sábado. Em entrevista ao DN antes de partirem para o final, que ocorre na Suíça, os artistas disseram que estavam com um "nervosismo saudável".
A Eurovisão
O primeiro Festival Eurovisão da Canção foi realizado em 24 de maio de 1956 e começou "como uma experiência técnica em transmissões televisivas". O objetivo era transmitir ao vivo e de forma simultânea para vários países.
Ao longo dos anos, o festival evoluiu e se transformou em um dos maiores eventos televisionados do mundo. As competições ocorrem ao longo de vários dias e incluem votação popular (mas não pode votar no país em que está, ou seja, brasileiros em Portugal não podem escolher Portugal como voto).
A maior parte das nações participantes são europeias, com raras exceções. É o caso da Austrália, convidada por ter uma grande audiência do festival e Israel, que é membro da União Europeia de Radiodifusão (UER). O Brasil nunca foi um participante. A final ocorre neste sábado em Basel, na Suíça. A transmissão em Portugal é realizada pela RTP.
amanda.lima@dn.pt