Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileiros em Portugal são imigrantes que mais mandam dinheiro para o país de origem: veja dicas de como enviar
Foto: Micheile Henderson / Unsplash.

Brasileiros em Portugal são imigrantes que mais mandam dinheiro para o país de origem: veja dicas de como enviar

Atualmente, existem várias plataformas e serviços para transferências internacionais de dinheiro, com algumas opções mais vantajosas em termos de custos e praticidade.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

Segundo o Banco de Portugal, os brasileiros que residem no país são os imigrantes que mais enviam dinheiro para o seu lugar de origem. Em 2023, as transferências feitas para o Brasil alcançaram a marca de 281,34 milhões de euros.

Os números entram no Relatório de Economia Bancária (REB) do Banco Central. Este ano, os envios de dinheiro de outros países para o Brasil alcançaram a marca de 3.997 milhões de dólares e é de Portugal de onde sai o maior montante europeu dessa soma: 7,33% do total.

Atualmente, existem várias plataformas e serviços para transferências internacionais de dinheiro, com algumas opções mais vantajosas em termos de custos e praticidade. Entre as mais populares estão:

  • Wise: com uma interface simples e taxas transparentes, oferece câmbio próximo ao valor real do mercado, sem grandes margens de lucro embutidas, como acontece em outros serviços. Além disso, as taxas de envio são competitivas, dependendo do valor e do método de pagamento escolhido (transferência bancária, por exemplo, pode ter custo menor).
  • Remessa Online: plataforma brasileira especializada em transferências internacionais. Permite que brasileiros em Portugal enviem dinheiro para qualquer banco no Brasil com taxas baixas. A transferência é rápida e o câmbio é competitivo.
  • Western Union: uma das opções mais tradicionais e amplamente utilizadas para envio de dinheiro ao redor do mundo. Apesar de ter taxas um pouco mais altas, o serviço é credível e oferece diversas opções de recebimento, como transferências para contas bancárias ou retirada em dinheiro em agências no Brasil.
  • Profee: plataforma europeia que começou a operar no Brasil este ano e tem investido forte no marketing direcionado aos brasileiros no exterior. O diferencial é que permite que o brasileiro integre o Pix às formas de pagamento, além de ter câmbio competitivo.
  • PayPal: ferramenta que se popularizou pra pagamentos, também pode ser usada para enviar dinheiro, embora tenha uma taxa de câmbio própria e uma cobrança extra para transferências internacionais. No entanto, o PayPal pode ser uma boa opção para quem já tem uma conta e deseja agilidade no processo de envio.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Além das plataforma digitais, alguns bancos portugueses oferecem a opção de transferências internacionais para contas bancárias do Brasil, mas com custos mais elevados em comparação com as outras ferramentas. No entanto, para quem prefere a segurança de um banco tradicional, essa pode ser uma opção viável. É importante verificar as taxas de câmbio, que podem ser menos favoráveis do que nas plataformas especializadas.

Câmbio

O câmbio entre o euro e o real pode variar significativamente, influenciado por diversos fatores econômicos e políticos. Para garantir o melhor proveito da taxa de câmbio, é fundamental acompanhar a flutuação da moeda e ter atenção a alguns pontos.

  • Ferramentas online de monitoramento, como Google Finance, XE.com e Oanda, oferecem informações em tempo real sobre as taxas de câmbio. Essas plataformas permitem que você acompanhe o valor do euro em relação ao real, ajudando a decidir o momento mais favorável para realizar a transferência.
  • Margens de câmbio das plataformas podem pesar no valor final. Confira o valor adicionado pelo serviço e fala comparações.
  • O valor do câmbio pode variar ao longo do dia. Normalmente, os bancos e plataformas fazem ajustes diários, por isso vale a pena observar as flutuações ao longo da semana e tentar transferir o dinheiro nos momentos em que a taxa de câmbio estiver mais vantajosa.

Importante lembrar, também, que cada opção de envio pode ter prazos diferentes para o recebimento no Brasil. Mandar o dinheiro hoje pode significar dois, três dias de espera para quem vai receber. Por isso, planeje suas transferências com antecedência e, quando possível, acompanhe as tendências do câmbio por alguns dias ou semanas antes de realizar a operação.

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Com limpezas domésticas em Portugal, cearense monta própria empresa e fatura milhões
Ana Silva chegou a ter três empregos para garantir renda suficiente ao chegar em Portugal. Hoje, além das limpezas e consultorias, prepara o lançamento de um curso online e faz parcerias com associações de imigrantes, para ajudar na profissionalização dos recém-chegados.
Ficou sem trabalho em Portugal? Saiba se pode receber o seguro desemprego
Entre os requisitos para receber o apoio, imigrantes precisam ter autorização de residência ou visto para trabalho, ter NISS, estar inscrito no IEFP e dar entrada no pedido em até 90 dias após a demissão.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais