Rodrigo Joaquim trabalha há 15 anos em Portugal.
Rodrigo Joaquim trabalha há 15 anos em Portugal.Foto: DR

Brasileiros em Portugal desconhecem abrangência do acordo com a Previdência, diz advogado

Joaquim vai lançar um livro sobre o tema no dia 26 de maio, durante congresso da área em Lisboa.
Publicado a

O acordo da Previdência entre Brasil e Portugal é até conhecido entre os brasileiros que aqui vivem, mas não a abrangência total. A avaliação é do advogado Rodrigo Joaquim, que vai lançar o livro Proteção Social e Previdenciária nos Sistemas de Brasil e Portugal no dia 26 de maio.

“Acredito que o imigrante brasileiro tem conhecimento que existe o acordo, mas não sabe ao certo como funciona e sua abrangência, uma vez que é um dos mais completos e engloba previdência, saúde e assistência social, com uma série de benefícios, além da aposentadoria”, explica ao DN Brasil. O livro é resultado da adaptação da tese de mestrado pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. 

O profissional mora em Portugal há nove anos e trabalha na área previdenciária há mais de 15 anos. Com experiência nos dois países, Joaquim avalia que “o principal desafio da Segurança Social em Portugal é o envelhecimento da população e garantir o mínimo existencial sem prejudicar o custeio”. Os imigrantes em Portugal, em especial brasileiros, por serem maioria, contribuem 3,6 bilhões de euros por ano, de acordo com dados oficiais relativos ao ano de 2024.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O livro do brasileiro será lançado no Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados (OA), às 18h. A publicação é pela Juruá editora. Neste mesmo dia inicia o 12º Congresso Internacional de Direito Previdenciário do Instituto de Advogados Previdenciários (IAPE) no conselho. Joaquim é um dos palestrantes e a coordenação científica do evento é do advogado brasileiro Hélio Gustavo Alves.

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Rodrigo Joaquim trabalha há 15 anos em Portugal.
Pergunte ao Advogado: é possível obter residência em Portugal através dos filhos adultos?
Rodrigo Joaquim trabalha há 15 anos em Portugal.
Mães brasileiras no exterior podem ter direito ao salário-maternidade do INSS, saiba como
Diário de Notícias
www.dn.pt