Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Estreia amanhã doc "Doar", dirigido por brasileiro que mora em Portugal

Estreia amanhã doc "Doar", dirigido por brasileiro que mora em Portugal

A obra foi dirigida pelo documentarista e jornalista Sérgio Rizzo, que mora no Porto.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Estreia nesta terça-feira (03) em Portugal e no Brasil o documentário DOAR, que apresenta histórias de como a doação mudou a vida das pessoas. A obra foi dirigida pelo documentarista e jornalista Sérgio Rizzo, que mora no Porto.

Ao DN Brasil, o brasileiro conta que o lançamento marca o Giving Tuesday (Dia de Doar, em tradução literal). "O objetivo do filme, desde o início, é de mostrar como é que doações individuais de pessoas como eu e você ajudam a movimentar de maneira absolutamente extraordinária esse universo, o universo da doação", explica.

Segundo o profissional, a cultura de doação no Brasil "é muito forte", ao passo que, em Portugal, as iniciativas são mais tímidas. "Portugal ainda está muito atrás nesse sentido. Aqui, não existe um movimento organizado para a cultura de doação. As pessoas que atuam nessa área aqui não julgaram necessário articular políticas e marcarem posição", explica. O documentário ficará disponível no Globo Play, na área em que não é preciso uma assinatura paga para assistir.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Rizzo está, neste momento, analisando temas e linguagens para produção de documentários em Portugal. De acordo com o documentarista, "faltam obras que tratem dos grandes problemas do país", diferente do que acontece no Brasil. "Eu não vejo a produção documental portuguesa tratar destas questões", analisa.

O jornalista também quer contribuir para um novo tipo de linguagem nas produções. "Eu acho que o documentário em Portugal tem uma linguagem que o afasta do público. Majoritariamente, são filmes direcionados a um público muito pequeno, não são pensados no grande público", argumenta.

Antes de mudar para Portugal, Rizzo passou por grandes redações como Folha de S. Paulo, A Gazeta Esportiva, Valor Econômico, O Globo, Band News e UOL. Já escreveu livros cinema e outros temas.

Veja aqui o trailer de DOAR

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Aclamado pela crítica, filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ já tem data de estreia em Portugal
Longa de Walter Salles estrelado por Selton Mello, Fernanda Montenegro e Fernanda Torres chega às telonas portuguesas no dia 16 de janeiro.
Então é Natal: confira atrações especiais da data em Lisboa e arredores
A cidade está iluminada e repleta de atividades natalinas.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais