Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileiro cria escola profissionalizante para imigrantes
O carioca chegou ao país há oito anos para estudar e criou aquilo que sentiu falta ao mudar de país. Foto: Leonardo Negrão

Brasileiro cria escola profissionalizante para imigrantes

O objetivo é responder à crescente demanda por uma formação dequalidade que atenda às necessidades específicas da comunidade imigrante em Portugal.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Há dois anos, o brasileiro Higor Cerqueira, morador do Porto, teve uma ideia ousada: abrir uma escola profissionalizante para imigrantes que vivem em Portugal. Não foi a primeira vez que o jovem de 29 anos tinha objetivos altos.

O carioca chegou ao país há oito anos para estudar e criou aquilo que sentiu falta ao mudar de país: uma plataforma com informações confiáveis sobre as universidades e institutos politécnicos em Portugal. “Eu criei aquilo que eu senti falta no meu processo de mudança enquanto estudante”, conta ao DN Brasil.

A ideia deu certo e hoje a marca Estude em Portugal está consolidada, com 12 funcionários e ajudando milhares de brasileiros e brasileiras a estudar no país, como Higor fez. Agora, a educação continua no centro do novo projeto do jovem empresário, mas de forma ainda mais ambiciosa, com a criação da Prepara Portugal, uma escola profissionalizante voltada aos imigrantes, especialmente brasileiros.

O objetivo é responder à crescente demanda por uma formação de qualidade que atenda às necessidades específicas da comunidade imigrante em Portugal. “É um novo nível depois de oito anos de experiência. Depois de oito anos de bagagem, de muita responsabilidade e comprometimento, de ter a certeza que as pessoas que foram acompanhadas anteriormente pelo Estude em Portugal e hoje podem ser acompanhadas pela Escola Prepara Portugal”, analisa. Depois de dois anos de planejamento, certificações necessárias e muita burocracia a escola técnica é uma realidade e acaba de ser lançada.

As inscrições já estão abertas para quatro cursos profissionalizantes: Análise de Dados e TI aplicado a gestão, Literacia Financeira e noções básicas de contabilidade, Marketing Digital e Planejamento Estratégico e Venda, Gestão de pessoas e equipe. Em breve serão abertas as primeiras vagas para outras duas formações, Design Thinking e e desenvolvimento de novos produtos e Tratamentos de Estética, Spa e bem-estar corporal. As aulas serão híbridas, online e presenciais em Braga, Lisboa e Porto. Segundo Higor, uma das flexibilidade é que o estudante pode escolher o dia da aula presencial. “A gente entende, como imigrantes que somos, que precisamos trabalhar, por isso é fundamental ter o curso nos horários pós-laborais”, destaca o jovem.

Segundo Higor, além da flexibilidade nos horários de aprendizagem, todos os detalhes foram pensados para os imigrantes, como as aulas serem em português do Brasil e a maior parte dos professores brasileiros. “É muito bom você ser abraçado por um compatriota quando você está fora do seu país de origem”, explica o imigrante. Os cursos possuem duração de 15 meses e são todos certificados pelas autoridades portuguesas.

As formações podem, inclusive, ser uma forma de pedir visto de estudo ou regularização no país, através do artigo 122 da Lei dos Estrangeiros. Apesar de voltada ao público falante de língua portuguesa,serão preparados cursos em inglês, com legendas em árabe e francês. “Será muito legal abraçar essa comunidade imigrante também, vamos criar esse processo”, destaca.

A Prepara Portugal também terá workshops voltados ao empreendedorismo. O brasileiro ressalta que a profissionalização é uma ferramente de empoderamento para o imigrante, como forma de buscar novas oportunidades de trabalho ou mesmo abrindo o próprio negócio. “É ver o copo meio cheio. Em vez de falar que o copo tá meio vazio. Em vez de falar que só tem trabalho na restauração, mas você pode se qualificar pra trabalhar na restauração também, sendo o dono do próprio restaurante, já pensou?”, questiona.

Os workshops vão abordar temas como a busca por financiamentos nacionais e europeus, busca por mão de obra qualificada, entre outros, como forma de encorajar e qualificar imigrantes empreendedores . Higor pontua ao DN Brasil que se sente “muito orgulho” em criar a escola. “Eu me sinto muito orgulhoso, porque é de imigrante para imigrante”, argumenta.

Mais informações sobre a escola podem ser obtidas no site ou através do e-mail atendimento@preparaportugal.com. Há também uma central de atendimento pelo WhatsApp 920 419 697.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Água de coco do Brasil em Portugal? Esta dupla de empresários quer “tropicalizar as praias”
A cada 30 ou 40 dias chega um contentor com 10,5 mil unidades de coco, vindas diretamente de Pernambuco e Bahia.
Conheça o francês que ajuda brasileiros a desburocratizar abertura de empresas em Portugal
Jon Fath criou um aplicativo que facilita abertura e gerenciamento de empresas. Hoje, 20% dos clientes vêm do Brasil.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais