Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileiras organizam festival vegano em Portugal
Renata Sanders (esquerda) e Thati Brasil (direita) são duas das idealizadoras do The Vegan Experience. Foto: Caroline Ribeiro

Brasileiras organizam festival vegano em Portugal

Renata Sanders e Thati Brasil, duas das idealizadoras do The Vegan Experience falam ao DN Brasil sobre a próxima edição do evento.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro e Nuno Tibiriçá

No dia 27 de outubro, a FIARTIL, no Estoril, será palco do The Vegan Experience, uma feira dedicada à cultura, culinária e ao modo de vida vegano. Serão 55 expositores, shows, showcooking, atividades para crianças e outras atrações na programação do evento, que tem na organização um trio de brasileiros. Ao DN Brasil, a gaúcha Renata Sanders e a carioca Thati Brasil, duas das idealizadoras da iniciativa, contaram sobre como surgiu o evento e as expectativas para a próxima edição.

"Nos conhecemos trabalhando juntas na restauração aqui em Lisboa. A Renata externou para mim essa ideia de um festival vegano e eu topei. A partir daí começamos a tocar o projeto, eu, Renata e João", relembra Thati Brasil, formada em Gestão de Marketing, fazendo menção ao outro membro do trio de idealizadores do projeto, o também gaúcho João Pedro Bello, companheiro de Renata.

A experiência de Renata enquanto empreendedora foi preponderante para o sucesso do projeto que começava a se desenhar. A gaúcha é responsável pela True Munchies, uma marca de doces e salgados veganos. "Isso tudo um pouco começou também porque eu tenho essa empresa. Então, eu comecei a participar de eventos, sempre fui aquela louca por eventos, sempre gostei da correria, da loucura, desde o Brasil já trabalhava um pouco com isso. E aqui, começando a fazer feiras e eventos, eu comecei a ver uma lacuna nesse sentido para os expositores", comenta Renata, lembrando de como surgiu a ideia da idealização da feira.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Após iniciarem o projeto em conjunto, o trio de brasileiros viu a primeira edição do The Vegan Experience ser concretizada há pouco menos de um ano, em 5 de novembro de 2023, com uma versão muito menor da que a que se aproxima. Com o sucesso na primeira feira, Renata, João e Thati produziram mais duas edições do evento, uma em maio - especial do Dia das Mães - e outra em julho deste ano. Para Renata e Thati, o principal foi entender qual exatamente era o público que buscava esse tipo de festival.

"A gente foi entendendo um pouco a necessidade do nosso público, porque quando a gente começou o evento, a gente tinha a ideia que seria um público específico, que não era o público que a gente atingiu de fato que acabou sendo um público mais família. O nosso evento hoje é muito familiar. Nessa próxima edição, a gente quer trazer um pouco a pegada dos jovens também, uma banda de rock n´roll mais agitada no final, por exemplo", diz Thati.

Veganismo em Portugal

Para Renata, a mudança para Portugal foi um movimento importante em direção ao veganismo, algo que ela considera que, no Brasil, seria um hábito ou modo de vida mais difícil de consolidar. Renata afirma que a mudança maior está no acesso que se tem a produtos veganos aqui e lá.

"Não tem comparação, especialmente para mim, que sou do sul do Brasil, um lugar que se consome muita carne. Em questão de mercado, por exemplo, aqui está muito mais avançado. O Brasil já tem uma gastronomia muito alta em termos de restaurantes veganos, mas em termos de supermercados não tem. Aqui dá para encontrar três, quatro prateleiras de ingredientes veganos e o mais importante: a um preço acessível", realça Renata.

Com um mercado de produtos veganos, especialidades gastronômicas, yoga, jardinagem, moda, palestras, showcooking e atrações musicais, O The Vegan Experience é um evento que celebra o veganismo e a sustentabilidade. De acordo com as organizadoras do evento, a feira - que conta com expositores "50% brasileiros e 50% estrangeiros", segundo Renata - tem como principal objetivo desmistificar o veganismo, promovendo um estilo de vida mais consciente e acessível, conectando pessoas e apoiando negócios veganos e sustentáveis.

Nesta próxima edição, o festival idealizado pelo trio de brasileiros já conta com o apoio da associação DNA Cascais, se destacando como o primeiro evento vegano da região. O evento no dia 27 decorre das 11h às 20h. Com programação para todas as idades, a entrada para o evento é gratuita, exceto a participação em uma oficina de customização de roupas, que tem o custo de €25, e uma sessão de arteterapia, que sai por €15 euros.

dnbrasil@dn.pt

Leia também

Gal Café: o novo bistrô vegano de Lisboa criado por brasileiros
Brasileira veio como nômade digital e companheiro trabalhava como cozinheiro, até que decidiram empreender.
Dona Edna traz o sabor do Pará e amor para Lisboa
O carro chefe é o vatapá, prato preferido da manauara, que aprendeu a cozinhar com a mãe, além da moqueca vegana, um sucesso entre o público.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais