Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileiras lideram ranking entre estrangeiros no concurso de bolsas acadêmicas da FCT
Photo by Aaron Burden / Unsplash

Brasileiras lideram ranking entre estrangeiros no concurso de bolsas acadêmicas da FCT

O número é quatro vezes maior do que a Itália, país que está em segundo lugar na lista, com 31 pessoas contempladas.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

As brasileiras e brasileiros estão em primeiro lugar no ranking de estrangeiros contemplados com as bolsas acadêmicas no concurso mais importante de Portugal, o da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para doutorados. Foram 122 pessoas do Brasil escolhidas, o que corresponde a 8,1% do total de bolsas para a edição.

O número é quatro vezes maior do que a Itália, país que está em segundo lugar na lista, com 31 pessoas contempladas. No total, estudantes de mais de 50 países tiveram o projeto aprovado no concurso. Ao todo, a FCT atribuiu 1.507 bolsas.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

O Governo neste ano destinou 124 milhões de euros para a medida. O concurso é anual e abre inscrições geralmente em março. Nos últimos anos, acadêmicas e acadêmicos do Brasil, residentes em Portugal, são os mais bem colocados no ranking, estando logo atrás dos cidadãos portugueses.

Para concorrer, o imigrante precisa ter um título de residência válido em Portugal e ainda não ter o título de doutora ou doutor. O processo seletivo começa com inscrição e envio do projeto, que é avaliado pelo mérito do candidato (currículo científico e profissional), mérito do plano de trabalho e das condições de acolhimento. O valor mensal da bolsa é de 1 259,64 euros e não pode ser cumulativo com outros benefícios e com emprego. Ou seja, no período em que a pessoa estiver com o projeto, não poderá ter outra atividade profissional.

amanda.lima@dn.pt

Leia também

Curso de Direito da Universidade de Lisboa vai reduzir mensalidade para brasileiros
Valor nas licenciaturas vai baixar pela metade já no próximo ano letivo. Os brasileiros são, atualmente, 21% de todos os alunos matriculados na FDUL.
Já mora em Portugal e quer estudar? guia de opções de bolsas
Na maior parte dos casos é necessário ter um título de residência válido.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais