Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileiras criam grupo de apoio e bem-estar para mulheres e realizam encontro "Yoga e Poesia"
As "duas Larissas". Foto: divulgação.

Brasileiras criam grupo de apoio e bem-estar para mulheres e realizam encontro "Yoga e Poesia"

O projeto Toca da Vênus nasceu em março deste ano. O próximo encontro, em dezembro, vai ter prática de Yoga e exercícios de escrita.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Caroline Ribeiro

A rondoniense Larissa Cerqueira e a paulista Larissa Marques dividem não apenas o mesmo nome próprio, mas também a vida a duas. As brasileiras estão juntas há dois anos, quando se conheceram, já morando em Portugal, através de um aplicativo de relacionamento. A parceria no amor virou também profissional. Em março deste ano, as Larissas lançaram o Toca da Vênus, projeto de apoio a mulheres, com foco na promoção da saúde física e mental.

Larissa Cerqueira é personal trainer, mas encontrou na yoga uma outra forma de cuidar da saúde física. "Por conta de um problema na coluna, já não estava fazendo muito sentido pegar peso. Ou seja, a forma como eu treinava e também treinava os meus alunos já não fazia sentido, porque eu tinha muita dor nas costas. Aí eu fiz a formação de yoga. Falei: eu acho que é isso. Quero passar esse conhecimento para frente", conta ao DN Brasil.

Larissa Marques, embora seja formada em engenharia da computação, se especializou em terapias alternativas, como astrologia e reiki, além de ser poeta com três livros publicados. "A poesia, para mim, existe desde criança. Eu sempre escrevi, sempre gostei. Na verdade, quando eu era criança, eu achava muito fascinante como as palavras combinavam e via ali a musicalidade da escrita", diz.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A ideia de trabalhar juntas surgiu quando perceberam que o lado profissional de cada uma poderia ser complementar ao da outra. "É claro que a aula de yoga é transformadora e tem benefícios, mas eu queria que a pessoa tivesse uma experiência assim, mais integral, mais completa. E eu fui me interessando por outros assuntos holísticos também", explica a personal. Como imigrante, o casal tem como objetivo também ser um ponto de apoio para outra mulheres. "Acho que o projeto é chegar a essas pessoas para falar, para ter trocas de informação, de experiência. O objetivo maior da Toca da Vênus é o sentimento de comunidade", diz Larissa Marques. "Elas têm as mesmas dores, as mesmas vivências. Principalmente aqui em Portugal, como mulheres imigrantes", completa Larissa Cerqueira.

Aula de Yoga na praia organizada pelo projeto Toca da Vênus. Foto: divulgação.

O Toca da Vênus tem promovido ações em diversas áreas, também levando em conta o perfil social do público alvo. A dupla tem o desejo de fazer com que "ferramentas de autoconhecimento não fiquem tão distantes das pessoas", diz a professora. "Existe essa imagem de que o yoga é mais elitista e é algo que nós tentamos quebrar. É acessível, sim. Você consegue fazer. Mesmo os retiros que fizemos, foram com preços acessíveis e, para quem não conseguia o valor completo, demos opções de parcelar e facilitar o pagamento", completa.

O próximo encontro, no dia 14 de dezembro, vai juntar yoga e poesia. A aula será ministrada por Larissa Cerqueira, enquanto Larissa Marques vai coordenar exercício de escrita. "No encontro, trabalharemos não só a flexibilidade do físico, mas o quanto conseguimos ser flexíveis nos obstáculos que aparecem na vida”, diz a professora. “Ambas as práticas exigem silêncio e foco em si, seja no corpo, nos pensamentos ou sentimentos, trazendo muitos insights também. São meditações ativas”, explica a terapeuta.

O evento vai ser realizado no espaço Acup Med, em Lisboa, de 10h às 11h30, e tem vagas limitadas. O valor é de 18 euros por pessoa. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail tocadavenus@gmail.com ou pelo perfil do projeto no Instagram.

caroline.ribeiro@dn.pt

Relacionadas

Maria Maia e o sucesso do Queijo Coalho Portugal: “Não é só comida, é a saudade”
Ao DN Brasil, a recifense que inaugurou a loja conta sobre como seu empreendimento virou uma referência de produtos nordestinos em Portugal.
Saúde pública: remédios pelo SNS são gratuitos?
No Brasil, quem vai a uma consulta pelo SUS já sai do postinho com o remédio, sem pagar nada. Em Portugal, o SNS até tem gratuidade, mas em geral, os medicamentos são comparticipados. Entenda o processo.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais