Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Brasileira promete ser ser "voz ativa" pelos imigrantes no Conselho da AIMA
A paulista Cyntia de Paula é presidente da Casa do Brasil. Foto: Gerardo Santos / Global Imagens

Brasileira promete ser ser "voz ativa" pelos imigrantes no Conselho da AIMA

O acesso digno aos serviços da AIMA, a regularização dos título CPLP e o combate à xenofobia são algumas das prioridades da imigrante.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima e Caroline Ribeiro

A brasileira Cyntia de Paula promete lutar para ser uma “voz ativa” no Conselho Nacional para as Migrações e Asilo da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). A imigrante foi eleita para representar a comunidade brasileira no novo órgão. O acesso digno aos serviços da AIMA, a regularização dos título da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o combate à xenofobia são algumas das prioridades da imigrante.

“É com grande responsabilidade que assumirei a representação da nossa comunidade no Conselho, especialmente nesse momento em que assistimos a retrocessos nos direitos das pessoas imigrantes não apenas em Portugal, mas na Europa”, afirma Cyntia ao DN Brasil. O conselho é um órgão consultivo que terá como missão o “debate estratégico e o aconselhamento ao Governo em matérias de política de migrações e asilo”.

Segundo a presidente, “apesar do conselho ser apenas um órgão consultivo, será fundamental sermos uma voz ativa para as questões comuns que as pessoas imigrantes então a viver, como o fim da manifestação de interesse”. A questão dos títulos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) também será uma prioridade da brasileira.”

“Será fundamental dialogarmos para a regulamentação da AR CPLP para que as pessoas tenham finalmente o título de residência”, destaca ao DN Brasil. Nesta semana quarta-feira (16) será analisada em comissão o texto que inclui as melhorias no documento CPLP - mas não há previsão de quando entre em vigor, caso seja aprovado.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Outro tema que terá atenção da representante brasileira será o combate à xenofobia, algo que faz parte do dia a dia dos imigrantes em Portugal. “Vamos trabalhar para que a construção das políticas públicas de imigração sejam participativas, que a sociedade civil seja envolvida nos diversos espaços de decisão e que haja ações efetivas de combate ao racismo e a xenofobia que está tão presente na vida das pessoas imigrantes”, analisa.

Além da parte documental e dos demais direitos da comunidade imigrante, também será uma prioridade “o trabalhado digno e ações de combate à exploração laboral”, assim como o acesso digno aos serviços públicos como a AIMA.  Como já realiza à frente da Casa do Brasil, Cyntia pretende continuar “a ter um diálogo constante com a nossa comunidade para identificar as necessidades principais e assim poder influenciar decisões políticas que  garantam os nossos direitos e nossa participação”.

Além de Cynthia, o conselho terá como conselheira suplente a brasileira Nilzete Pacheco, da associação Lusofonia Cultura e Cidadania. “Apesar de ser a conselheira efetiva irei participar no conselho em estreito diálogo com a, conselheira suplente, para juntas termos uma ação mais efetiva sobre a nossa comunidade e ações de garantia de direitos e mais igualdade”, finaliza.

O conselho é presidido pelo português  António Vitorino, ex-Diretor-Geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM). No total serão cerca de 20 membros, que incluem especialistas em imigração. O mandato começa neste ano e vai até 2027.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Protesto no Parlamento vai cobrar retorno da manifestação de interesse
Manifestação será no dia 25 de outubro, às 15h.
Indefinição sobre título CPLP preocupa brasileiros
O problema foi gerado no Governo anterior, que criou o documento, sem dar as informações sobre todas as limitações que os imigantes teriam ao abrir mão da longa espera pela manifestação de interesse pela rápida CPLP.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais