João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, afirmou que o escritório vai facilitar "as vantagens comparativas e fortalecer as relações comerciais entre os dois países".
João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, afirmou que o escritório vai facilitar "as vantagens comparativas e fortalecer as relações comerciais entre os dois países".Foto: Amanda Lima

"Brasil e Portugal agora estão mais perto", ressaltam autoridades com Apex em Lisboa

Um coquetel no final da tarde desta quinta-feira, 03 de julho, recebeu autoridades brasileiras e portuguesas. Inauguração oficial deverá ser ainda este mês.
Publicado a

O escritório de Lisboa Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) teve esta semana a estreia na realização de eventos. Um coquetel no final da tarde desta quinta-feira, 04 de julho, após uma rodada de negócios, marcou o encerramento da missão empresarial de artesãs brasileiras no país.

O mesmo coquetel teve a participação de diversas autoridades que fizeram parte da trajetória para instalação do escritório na capital portuguesa. Nos discursos, foi unânime a ideia de que a presença física da agência em Portugal vai aproximar Brasil e Portugal.

"Quero agradecer a todos que nos acompanharam nessa luta de implementar esse espaço, que agora está aberto, é um espaço muito bonito, é um lugar muito bom, e que eu não tenho dúvida que nós vamos produzir muito, como já foi hoje, nas rodadas de negócios", destacou Jorge Viana, presidente da Apex Brasil.

"Em Portugal temos o ditado Longe da vista, longe do coração, agora está perto da vista", celebrou Maria Madalena de Sousa Monteiro Oliveira e Silva, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AIECEP).

João Rui Ferreira, secretário de Estado da Economia, afirmou que o escritório vai facilitar "as vantagens comparativas e fortalecer as relações comerciais entre os dois países" e atuar com mais cooperação. Ferreira também assinalou o empenho de Portugal na defesa do acordo do Mercosul com a União Europeia (UE). "No contexto de tanta incerteza, tanta instabilidade, abrir estes dois mercados a tantos milhões de consumidores, eu diria que não é só uma decisão sensata, mas também quase uma obrigação", afirmou o secretário de Estado.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, elogiou a criatividade e a capacidade de empreender do povo brasileiro. "Quando vejo uma comunidade brasileira em Lisboa, tenho um orgulho enorme. Porque é uma comunidade que vem com um espírito empreendedor único (...), cria valor. Isso é absolutamente extraordinário. O povo brasileiro tem isso", ressaltou Moedas.

No evento, um dos memorandos de entendimento assinados foi com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a presença de Juliano Nascimento, embaixador do Brasil na missão da CPLP. Segundo Jorge Viana, o escritório será uma base para as ações do Brasil com os demais países da CPLP, em especial os do continente africano.

O mesmo edifício sedia a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

amanda.lima@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Diário de Notícias
www.dn.pt