Braga terá festa brasileira de São João
A festa junina em Braga terá “tudo que uma festa junina brasileira tem”. Até a decoração será especial: as bandeirinhas e tecidos de chita vão vir diretamente do Ceará.
Texto: Amanda Lima
Nos dias 21, 22 e 23 de junho, Braga será a capital da festa junina ao melhor estilo brasileiro. Não vai faltar nada do que é típico para quem gosta das tradicionais festas de São João do Brasil: milho assado, paçoca, pastel e todas as demais comidas tradicionais, além de quadrilha, muito forró e até o casamento caipira. A ideia surgiu do brasileiro Lucas de Freitas, DJ e produtor cultural que reside em Braga.
Segundo Lucas, a estimativa de público é de 5 mil pessoas. “Será o maior São João brasileiro do Norte de Portugal”, explica. O DJ costuma arrastar multidões na cidade nas festas que promove com música brasileira dos mais variados estilos. “Essas festas também são de integração, porque temos cada vez mais portugueses presentes”, destaca. O profissional destaca que pelo menos 20% do público nos eventos é português.
A festa junina em Braga terá “tudo que uma festa junina brasileira tem”. Até a decoração será especial: as bandeirinhas e tecidos de chita vão vir diretamente do Ceará. Nas atrações musicais, haverá apresentação do trio de forró nordestino “Oitenta Baixos” na noite de abertura e do grupo “Forró das Comadres”, composto totalmente por mulheres, no domingo. No sábado, a animação fica por conta da roda de samba e pagode com o grupo “Vem ser feliz”. Todas as noites também haverá DJ com vários estilos musicais, especialmente o funk.
Outro destaque da programação, presente nos três dias, será a aula de forró. A proposta é promover a integração, especialmente para os portugueses que querem aprender a dançar o animado ritmo brasileiro. As atividades começam sempre às 20h e serão realizadas no Jardim dos Coimbras, no Centro de Braga.
O São João conta com um patrono especial: Bemvindo Sequeira, humorista e o primeiro ator registrado no Brasil. “Vai ser um momento muito especial, de lembrar o orgulho de sermos brasileiros e da nossa cultura”, relata ao DN Brasil. Sequeira diz não ter dúvidas que o evento será um sucesso. “Acompanho as festas brasileiras que o Lucas promove e é muito emocionante, as pessoas se abraçam, se divertem, se sentem como se estivessem no Brasil”,
Os bilhetes são diários e custam 1,99 euros ou 3,99 euros para as três noites. Os valores são do primeiro lote, que já está à venda aqui.
amanda.lima@globalmediagroup.pt