Nome do bloco homenageia dois clássicos da gastronomia portuguesa.
Nome do bloco homenageia dois clássicos da gastronomia portuguesa. Tatiana Ostrower

Bloco Sardinha Imperial faz cortejo em Cascais na terça-feira de Carnaval

Concentração será no Jardim Visconde da Luz e está marcada para às 13h. A entrada é gratuita.
Publicado a

Será na terça-feira de Carnaval (4 de março), que um dos principais blocos de rua dos arredores de Lisboa fará o seu cortejo deste ano. O Sardinha Imperial, 1º Bloco de Carnaval de rua de Cascais faz o seu já tradicional desfile carnavalesco com ponto de encontro defindo no Jardim Visconde da Luz. A concentração está marcada para às 13h e tem entrada gratuita.

Dois dias antes, no 2 de março, sábado de Carnaval, o grupo ainda participa do desfile de Carnaval da Malveira da Serra antes do esperado cortejo em Cascais. A participação do coletivo será às 15h.

O Sardinha Imperial foi criado em 2020 por entusiastas, artistas e profissionais do carnaval que atualmente moram em Cascais. A paixão pelo carnaval fez com que o grupo de amigos, talentos da cena artística e musical, se unissem para aquecer o inverno português com alegria e folia.

De acordo com o coletivo, o Sardinha Imperial tem como objetivo resgatar a alegria dos antigos carnavais de rua, através da valorização de marchinhas, sambas antigos e brincadeiras, além de primar por um ambiente totalmente familiar, contando sempre com a participação do público infantil.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Com o crescimento do bloco nos últimos anos o grupo fundou a Festiva Enseada – Associação Movimento Cultural, uma associação sem fins lucrativos, dedicada à promoção e à celebração da cultura e da arte. O coletivo busca envolver e enriquecer a comunidade por meio de eventos culturais como festivais, workshops, Carnaval, teatro, forró, dança, capoeira, circo e performances em geral, sempre oferecendo aos sócios experiências significativas e inclusivas.

A associação é presidida por Alexandre Liuzzi, um legítimo apaixonado por Carnaval que já tocou no Bloco Simpatia é Quase Amor, Bloco dos Impossivi e é um dos fundadores do Bloco Bué Tolo, de Lisboa. Ator e diretor de teatro, TV, cinema e publicidade, Liuzzi já atuou em mais de 10 novelas no Brasil e em Portugal. Atualmente é o diretor do Grupo Teatral Festiva Enseada.

Alexandre Liuzzi, presidente da Festiva Enseada.
Alexandre Liuzzi, presidente da Festiva Enseada.Tatiana Ostrower

André Papadopoulos, músico atuante no cenário carioca desde 1992, é o vice-presidente da associação. Ele faz parte do movimento de revitalização do carnaval com o bloco Bangalafumenga e Gigantes da Lira e é atualmente o mestre de bateria do Sardinha Imperial.

nuno.tibirica@dn.pt

O DN Brasil é uma seção do Diário de Notícias dedicada à comunidade brasileira que vive ou pretende viver em Portugal. Os textos são escritos em português do Brasil.
Diário de Notícias
www.dn.pt