Bloco Oxalá leva Carnaval para a Biblioteca de Alcântara com desfile e festa gratuita
No dia 1º de março, a Biblioteca de Alcântara será palco de uma grande celebração carnavalesca promovida pelo tradicional Bloco Oxalá. O evento "Do Entrudo ao Carnaval" terá entrada gratuita e promete programação para todas as idades, desde oficinas infantis até apresentações musicais e desfile de rua.
As atividades começam às 16h, com uma oficina de percussão, seguida por uma oficina de capoeira às 16h30. Às 17h, o Palhaço Chicô sobe ao palco para um espetáculo para fazer a alegria do público infantil.
Combinando tradição e inovação, a festa na Biblioteca de Alcântara resgata elementos do antigo Entrudo - espécie de Carnaval - português. A ideia do evento é mesclar a celebração com o espírito carnavalesco brasileiro.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
O ponto alto da festa será o desfile do Bloco Oxalá, que sairá do Largo do Calvário às 18h, rumo à biblioteca. A programação continua no espaço a partir das 19h, com uma demonstração de capoeira acrobática, a estreia do Bloco Pirâmide, uma nova apresentação do Bloco Oxalá e o aguardado show da Banda Axé Oxalá, que promete embalar a noite com clássicos do axé baiano. O DJ Puro Suco é o responsável pela perfomance de encerramento do evento.
Além da música e da dança, a festa contará com opções gastronômicas típicas do Brasil. Os foliões poderão saborear a tradicional feijoada da Tia por 8€, além de doces da Coffeete e bebidas servidas no bar do evento.
Criado em 2013 pelo português André Piteira, o Bloco Oxalá nasceu da paixão pelo Carnaval baiano. Inspirado pela vibração dos blocos de rua da Bahia, Piteira trouxe para Portugal não apenas a festa, mas também um projeto social que valoriza a cultura afro-brasileira.