Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Bancos de leite humano em Portugal podem receber doações de estrangeiras
Equipe do Banco do Bebé, que recolhe doações para o banco de leite da Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. Foto: Divulgação / Banco do Bebé.

Bancos de leite humano em Portugal podem receber doações de estrangeiras

Portugal tem dois bancos de leite humano. Com cada vez mais imigrantes dando à luz no país, incentivar a doação de leite entre este grupo pode ser uma estratégia dos hospitais para garantir reforço nos estoques.

DN Brasil profile image
por DN Brasil


Texto: Caroline Ribeiro

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), 21,8% de todos os bebês nascidos em Portugal em 2023 eram filhos de mães estrangeiras residentes em Portugal, número que cresceu em relação a 2022. Com cada vez mais imigrantes dando à luz no país, incentivar a doação de leite entre este grupo pode ser uma estratégia dos hospitais para garantir reforço nos estoques.

Portugal tem dois bancos de leite humano que atendem recém-nascidos que, por algum motivo, ficam internados logo após o parto e não podem ser amamentados com leite da própria mãe. O Banco de Leite Humano da ULS São José – Maternidade Alfredo da Costa (MAC), criado em 2009, já atendeu cerca de 3.500 bebês, com doações de 550 mulheres. O leite desta unidade é consumido por prematuros na área de Lisboa, internados na própria MAC, nos hospitais Dona Estefânia, Santa Marta, Dr. Fernando da Fonseca e Hospital de Cascais.

Para se tornar doadora, é preciso:

  • ser saudável, não fumar ou ter outros hábitos de consumo de substâncias
  • não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 6 meses
  • ter dado à luz há menos de 4 meses
  • alimentar o bebê exclusivamente com leite materno
  • ter produção de leite diária excedente à demanda do bebê

Quem cumpre estes primeiros requisitos e manifesta o interesse em doar é contactada para iniciar o processo de recrutamento. A doadora recebe orientações sobre como extrair e armazenar o leite e equipamentos que sejam necessários. A MAC garante a recolha das doações em casa, desde que a residência seja dentro da região de Lisboa.

Para se candidatar, basta enviar e-mail para bancodeleite@chlc.min-saude.pt ou ligar para +351 961 333 730 nos dias úteis das 9h às 16h.

Profissionais do Banco de Leite Humano do Norte. Foto: Divulgação / CHSJ

O Banco de Leite Humano do Norte funciona no Hospital de São João, no Porto, e atende bebês nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais da Unidade Local de Saúde (ULS) Matosinhos, ULS Santo António - Centro Materno-Infantil do Norte, ULS Gaia/Espinho, ULS Tâmega e Sousa, ULS Alto Ave e da ULS Trás-os-Montes e Alto Douro, além da própria Unidade de Cuidados Intensivos de Neonatologia da ULS São João.

Criado em 2022, o Banco do Norte arrecadou, até maio deste ano, cerca de 395 litros de leite que alimentaram mais de cem bebês. Para ser doadora, os requisitos iniciais são os mesmos do banco da MAC, com a diferença de que a candidata deve ter dado à luz há menos de seis meses. Além disso, a doadora nunca pode ter tido teste positivo para HIV1 ou 2, Hepatite B ou C, HTLV (Vírus Linfotrópico da célula T humana) I ou II ou Sífilis, e deve concordar com a realização de análises de sangue periódicas. O banco garante a recolha das doações em casa. As interessadas devem escrever para o email blh@ulssjoao.min-saude.pt

O leite materno é o melhor alimento para os bebês. Em prematuros e recém-nascidos com alguma doença, o leite materno tem "comprovada eficiência na progressão alimentar, bem como na diminuição de complicações digestivas graves e de infecções. Na ausência de leite materno, o leite de doadora é o recomendado, com uma robustez cientificamente comprovada na diminuição destas complicações", explica o Banco do Norte em seu site.

caroline.ribeiro@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Subscreva a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais