Bacalhau ou cabrito? Pão de côco ou folar? As diferenças na celebração da Páscoa entre Brasil e Portugal
Sentar à mesa durante o feriado da Páscoa, reunir a família, amigos, oferecer presentes, tudo isso faz parte dos costumes no Brasil e em Portugal. Mas quais são as principais diferenças nos hábitos durante a celebração nos dois países? Vamos a uma pequena lista que não é nem oficial, nem rígida! É apenas uma forma de destacar a diversidade cultural que existe nestes dois lados do Atlântico.
Não comer carne vermelha na sexta-feira é o hábito que impera tanto no Brasil quanto em Portugal, com os frutos do mar sendo os preferidos neste dia. Se no Brasil o bacalhau é o rei, em Portugal o polvo grelhado não falta à mesa.
Já para o almoço do domingo de Páscoa, os portugueses não dispensam cabrito ou borrego assado no forno. Os brasileiros ainda curtem bacalhau neste momento, mas também costumam aproveitar com churrasco.
Uma tradição em Portugal que vai além da parte gastronômica é o folar, um pão, que pode ser doce ou salgado, assado com um ovo inteiro no meio. A origem desta receita, que é chamada de "pão da Páscoa" no país, tem origem em uma história de amor, segundo a Infopédia da Porto Editora, e acabou virando um símbolo de amizade e reconciliação. É costume que afilhados deem de presente folares no domingo de Páscoa para as madrinhas.
No Brasil, a colomba pascal, um pão doce de origem italiana, tem se tornado cada vez mais frequente nas celebrações, mas em alguns estados da região nordeste, como o Ceará, o pão de côco é a estrela que brilha. Fofinho, docinho, com uma casquinha crocante de côco ralado, este pãozinho acaba de se tornar, inclusive, um patrimônio histórico, cultural e imaterial cearense. A Assembleia Legislativa do estado aprovou um projeto de lei, nesta terça-feira (15), que destaca a importância do pão de côco para a cultura e a economia do Ceará.
Quando se fala em chocolates, é inegável a influência que a tradição brasileira teve sobre os hábitos em Portugal. Antes, encontrar ovos de Páscoa por aqui era missão reservada para os mercados com produtos importados do Brasil. Agora, os supermercados nacionais já fazem até os famosos corredores de ovos de chocolate para atrair a clientela.
Por outro lado, todo brasileiro que vive em Portugal já se acostumou a receber - e presentear com - amêndoas confeitadas nesta época. Cobertas com chocolate, açúcar, coloridas, são as guloseimas que mais marcam presença nas lojas.
Sejam quais forem os hábitos na sua casa, boa Páscoa!
caroline.ribeiro@dn.pt