Aveiro, a cidade "solar" é destino consolidado para quem quer empreender
Começa hoje a Aveiro Tech Week, semana voltada à tecnologia e inovação. Brasileiros são parte importante do movimento do setor na cidade.
Passear pelos canais de Aveiro é uma atividade que virou parte da rotina da paulistana Gisele Lavalle, fundadora e CEO da ECOA! media lab. Contemplar a beleza e as cores dos moliceiros, e da região como um todo, enche a brasileira de prazer. “É colorida, solar e acolhedora”, assim a brasileira define Aveiro, sem pensar duas vezes ao declarar: “estou apaixonada”. Vivendo na cidade desde o final do ano passado, Gisele encontrou tudo o que precisava para fazer o sonho de montar a própria empresa deslanchar.
A ECOA! se tornou uma das pequenas empresas da encubadora de negócios do Parque de Ciência e Inovação da região de Aveiro (PCI), um polo atrativo de empreendedores de diversas nacionalidades. Gisele concebeu uma produtora de conteúdo com foco no protagonismo feminino e no impacto social através da arte. Inicialmente, se mudou de São Paulo para Águeda, cidade no mesmo distrito de Aveiro e onde já tinha família, em 2022. Depois de decidir que queria avançar com o projeto da ECOA!, conseguiu entrar no PCI e comprovar o que já imaginava: Aveiro “é muito mais do que ovos moles”, diz a brasileira em referência aos doces que são típicos da região. “Estou totalmente inserida em um ambiente de inovação”, completa.
Tecnologia em destaque
O lado empreendedor e tecnológico da cidade é o foco do Aveiro Tech Week, evento que começa esta segunda-feira e segue até o próximo domingo, 6 de outubro. A programação é extensa, com exposições, instalações e performances artísticas e tecnológicas, conferências, e atividades realizadas no centro da cidade, para que qualquer pessoa possa ver e conhecer vários produtos e serviços.
“É uma oportunidade para que os saberes científicos, o conhecimento desenvolvido nos parques de tecnologia e aquilo que é gerado nas empresas possam chegar aos estudantes de todas as faixas etárias, bem como aos profissionais das diversas áreas do saber, porque o saber não tem idade e o acesso à informação tem a capacidade de transformar formas de pensar e inspirar gerações”, diz ao DN Brasil Luis Barbosa, diretor geral do PCI.
Dentro da programação da semana, o Porto Digital Europa, braço europeu do maior parque de tecnologia do Brasil, com o patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), realiza o Brazil Tech Days, para estimular o interesse de empresas pela internacionalização para Portugal e para levar empreendimentos portugueses ao Brasil. A programação conta com palestras, debates, workshops, destacando inovações brasileiras e fomentando a criação de parcerias internacionais.
Para o diretor geral do Parque de Inovação aveirense, que tem 13 startups brasileiras no total das 52 encubadas na unidade, “ter esse tipo de energia em nosso parque é inspirador e estimulante”. Luis Barbosa garante que “os empreendedores e empresários brasileiros podem esperar de nós o apoio necessário para internacionalizaram suas startups e scaleups, incluindo a possibilidade de se integrarem no ecosistema europeu de inovação com diversos programas de financiamento”.
Oportunidades que Gisele Lavalle não deixou passar. Desde a mudança para Portugal, a brasileira investiu em participações em cursos e formações focados em inovação e empreendedorismo. Agora dentro do ambiente do PCI, prepara o lançamento oficial de sua produtora e avalia a a experiência como uma mistura positiva. “Gosto muito de ovos moles misturado com um chocolate mais amarguinho”, conta, sem saber se a combinação fere ou não os sentimentos dos mais tradicionalistas. “Essa mistura de algo bem doce e típico com algo mais amargo acaba por refletir essa mistura luso-brasileira, paulistana, aveirense, é o lugar do ‘entre’, uma combinação que acho que reflete bastante essa experiência imigrante de alguma forma”, termina.
As programações do Brazil Tech Days e do Aveiro Tech Week são gratuitas e podem ser consultadas nos sites dos eventos. Para algumas pode ser necessário inscrição prévia.
caroline.ribeiro@dn.pt