Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Atraso no portal de renovações de títulos de residência completa dois meses
Foto: Leonardo Negrão

Atraso no portal de renovações de títulos de residência completa dois meses

Documentos vencidos desde 1º de setembro ainda não podem ser renovados.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Milhares de imigrantes estão com as autorizações vencidas há meses em Portugal. Nesta sexta-feira (1º) completam dois meses de atraso na abertura de portal de renovações online da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA). A última liberação ocorreu no final de maio, quando imigrantes com títulos que caducariam até agosto puderam fazer o procedimento - com exceção de casos de erros informáticos.

A última abertura deveria ter ocorrido no início de setembro, englobando os documentos com vencimento no último trimestre. Era assim que funcionava desde 2020, quando o antigo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) lançou essa modalidade de renovação digital.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Paralelo ao atraso, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN) tem vindo a negar o serviço de renovações, além da falta de vagas. O DN Brasil já questionou a AIMA sobre o assunto, mas não teve nenhuma resposta. O Governo tem se valido decreto-lei que torna todos os documentos válidos até junho de 2025. No entanto, a força desta legislação vale apenas para o território nacional. Outro prejuízo é que nem todos os órgãos públicos e empresas privadas conhecem ou reconhecem a medida.

Na semana passada, a Provedoria de Justiça recomendou ao Governo que reforçasse a comunicação sobre a validade dos documentos. A recomendação surgiu na sequência de diversas queixas de imigrantes à provedoria.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Portugal passa a exigir Termo de Responsabilidade reconhecido
Termos que não atenderem a esta nova exigência não serão mais aceitos a partir da próxima semana.
AIMA alerta para não comparecimento em marcações
Uma nota divulgada pela AIMA e enviada ao DN Brasil apela que quem não puder ir no agendamento faça a desmarcação prévia.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais