Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
Associações pedem hoje apoio de presidente para reverter o fim das manifestações de interesse
Presidente Marcelo Rebelo de Sousa aprovou rapidamente o fim das manifestações de interesse em junho. Foto: Gerardo Santos / Global Imagens

Associações pedem hoje apoio de presidente para reverter o fim das manifestações de interesse

O DN Brasil sabe que os representantes não serão recebidos pelo próprio presidente.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

Representantes de associações de imigrantes serão recebidos hoje em Belém, a sede da presidência de Portugal. O objetivo do encontro é pedir apoio do presidente Marcelo Rebelo de Sousa para reverter o fim das manifestações de interesse em Portugal. O presidente foi quem aprovou a medida, poucas horas depois de receber o documento do Governo com a proposta.

O DN Brasil sabe que os representantes não serão recebidos pelo próprio presidente. Assessores próximos do chefe de estado são quem deverão receber o grupo, que vai representar 47 associações e movimentos sociais. Marcelo Rebelo de Sousa estará na recepção à princesa Leonor, da Espanha. A reunião será às 14h30, no horário do almoço do presidente com a comitiva real espanhola.

Os representantes das associações já divulgaram uma carta aberta em que marcam posição contra o fim das manifestações de interesse. Para o grupo, trata-se de um “retrocesso” em relação à política de imigração. A medida já está em vigor há um mês. O mesmo grupo, que esteve reunido na semana passada, pretende avançar com um protesto de rua em relação ao tema.

Não há nenhuma sinalização do Governo em reverter a decisão, que teve rápida aprovação do presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Na Assembleia da República, o Partido Socialista (PS), criador do regime, também não é contra o fim das manifestações de interesse. Em um debate recente, o deputado Pedro Delgado Alves, disse que "o país precisa de estabilidade [nesta matéria]" e que o partido não defende a volta de como era o processo até 3 de junho.

O que o PS propõe para discussão, em meados de setembro, é um regime de transição para quem já está no país há mais de 10 meses e não tenha ingressado com a manifestações de interesse. Para que seja aprovado, apenas os votos dos partidos de esquerda não bastam. Será preciso ter votos favoráveis do PSD, o partido do Governo.

amanda.lima@dn.pt

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais