Artistas brasileiros marcam presença na Queima das Fitas do Porto 2025
A Queima das Fitas do Porto 2025, que acontece de 3 a 10 de maio no Queimódromo, conta com dois nomes brasileiros no seu cartaz: o rapper WIU e a banda Jovem Dionísio, ambos com datas já confirmadas na programação, estarão presentes no festival. Realizado pela Federação Acadêmica do Porto, o evento é considerado a maior celebração estudantil do norte de Portugal e mistura tradição universitária portuguesa com grandes espetáculos de músicos internacionais.
No dia 5 de maio, o grupo curitibano Jovem Dionísio, que estourou no cenário musical com o hit Acorda Pedrinho, sobe ao palco. Já WIU, um dos principais nomes do trap nacional, se apresenta em 7 de maio com o seu Vagabundo de Luxo, álbum que mistura ritmos brasileiros como funk carioca a beats latinos, como o reggaeton. Os artistas integram uma line-up cada vez mais internacional, que este ano inclui Clean Bandit (Reino Unido), Lukas Graham (Dinamarca) e Milky Chance (Alemanha).
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A festa universitária, que celebra o fim do ciclo acadêmico em Portugal, inclui rituais como a Monumental Serenata, a Missa de Benção das Pastas e o tradicional Cortejo dos estudantes pela Avenida dos Aliados. As noites de música, no entanto, são o ponto alto para muitos: além dos artistas internacionais, há também, é claro, alguns nomes consagrados da música portuguesa como o veterano Quim Barreiros e outros mais contemporâneos, como Plutonio, Dillaz e T-Rex.
Ao todo, são oito dias de shows no Queimódromo, espaço preparado exclusivamente para o evento. Os ingressos custam €15 e podem ser garantidos através deste link. A programação completa da Queima das Fitas do Porto de 2025 está disponível no site do festival.
nuno.tibirica@dn.pt