Brasileira comanda workshop em galeria de Castelo Branco
Artista plástica brasileira ensinará técnica de colagem em tecidos no curso que terá como tema paisagens e flores.
Texto: Nuno Tibiriçá
A galeria Castra Leuca, em Castelo Branco, receberá no próximo sábado (15), um workshop ministrado pela artista plástica brasileira Sandra Birman. Radicada em Lisboa desde 2020, Sandra Birman ensinará um pouco da sua técnica de colagem em tecidos no workshop que terá como tema paisagens e flores. O curso custará 10 euros e está inserido na programação da exposição “Escape”, inaugurada no início de maio e aberta ao público até o próximo domingo (16).
A inspiração para o trabalho surgiu no final de 2019, pouco antes da mudança da artista plástica para Lisboa. Após a perda da sua mãe, Sandra Birman foi ao apartamento da família e se deparou com tecidos antigos e exemplares de tapeçarias Gobelin (histórica fábrica parisiense) com paisagens europeias. Birman resolveu recortar a herança e transformar em material para sua obra, trazendo do Brasil as peças na sua mudança para Portugal. O trabalho da artista deu origem à coleção “Escape”, intitulada assim de forma a representar uma reflexão sobre a jornada emocional e criativa de Sandra Birman.
“Além do escape das memórias e influências culturais, há o escape para a imaginação, com as obras resultantes da reinvenção das imagens idílicas das paisagens europeias transformando-se em ‘mapas imaginários’, que sugerem uma fuga para um mundo de novas memórias e desafios. O escape da limitação, em que a reconstrução de um ambiente a partir da fragmentação das paisagens naturais foge das limitações da representação tradicional e abre caminho para uma interpretação livre de dogmas visuais. E o escape como transformação, em que o processo artístico de recortar, pintar e reinventar as imagens, permite-me uma fuga dos padrões óbvios das paisagens, com a sua transformação em algo inusitado e único”, conta a artista.
Designer gráfica por formação e bem-sucedida na criação de logomarcas para empresas, Sandra Birman tem investido cada vez mais na sua carreira como artista plástica. No próximo verão, suas obras serão expostas na Royal Academy of Arts, em Londres, pela segunda vez. Selecionada para o RA Summer Exhibition, Sandra Birman já também circulou pelo circuito acadêmico português, cursando uma pós-graduação em Curadoria da Arte, na Universidade Nova de Lisboa.
Foi na universidade que Sandra conheceu César Correia, dono da Castra Leuca, a primeira galeria privada de Arte Contemporânea do interior de Portugal. “Durante o curso, ficamos amigos e tive a oportunidade e o prazer de começar a conhecer o trabalho da Sandra. Ainda antes de ter terminado a pós-graduação, eu já tinha proposto à Sandra fazer uma exposição na minha futura galeria”, conta César Correia.
Recém-inaugurada (abriu as portas em março de 2024), a Castra Leuca, além de exposições e workshops, promove variados eventos culturais, conversas com artistas, e ações de comunicação e marketing. O nome da galeria faz referência a uma antiga povoação que se pensa ter existido onde hoje se localiza Castelo Branco. “O meu maior objetivo ao abrir uma galeria na minha cidade é dinamizar a arte contemporânea no interior de Portugal, expondo, comercializando e promovendo a obra de artistas nacionais e estrangeiros”, finaliza César Correia.
“Escape” na galeria Castra Leuca
Workshop: 15 de junho, das 14h às 18h
Preço: €10 (inclui o material)
Encerramento: 16 de junho
Endereço: Rua de Santa Maria 129, 6000-178, Castelo Branco
Confira mais informações aqui.