Artista brasileira Sonia Távora apresenta instalação "Entre Esquinas" em Lisboa
Obra da carioca explora conexões urbanas entre Brasil e Portugal e será exibida na galeria NowHere a partir de 15 de novembro
Texto: DN Brasil
A artista visual e arquiteta Sonia Távora, nascida no Rio de Janeiro e radicada em Lisboa, inaugura sua mais recente instalação, Entre Esquinas: A Fragilidade dos Rastros, na galeria NowHere, em Lisboa, de 15 a 30 de novembro. A obra, distinguida pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), desafia a percepção do espaço urbano, transformando materiais como papelão e papel de arroz em representações poéticas de calçadas, fachadas e ruas.
Na instalação, Távora explora a interseção entre as realidades urbanas de Portugal e Brasil, abordando temas como sustentabilidade e gentrificação. A artista recria elementos das cidades com materiais delicados e reutilizados, como painéis de papelão e monotipias em papel de arroz, propondo uma reflexão sobre as “fragilidades dos rastros” deixados nas grandes metrópoles.
“Essas monotipias revelam a vulnerabilidade de quem vive em situação de sem-abrigo, transformando restos de papel em parte de uma história maior”, explica Sonia, que enxerga nas camadas do papel e nos cortes de estilete (x-ato, em Portugal), uma metáfora para a luz e a resistência dos que habitam as margens da sociedade.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
A primeira fase da instalação, A Fragilidade dos Rastros, apresenta uma cidade fragilizada, capturada entre a delicadeza dos materiais e a densidade do espaço expositivo. Já a segunda fase, prevista para o início de 2025, será A Resistência dos Restos e trará uma cidade de grandes dimensões, também feita de papelão, acentuando as contradições e os desafios da vida urbana.
Quem é Sonia Távora
Nascida em 1952, no Rio de Janeiro, Sonia Távora tem uma carreira marcada pela fusão entre arquitetura e artes visuais. Formada pela Faculdades Integradas Bennett, se dedicou a investigar as potencialidades plásticas da gravura a partir de 2004. Suas obras já foram exibidas em importantes exposições no Brasil e em Portugal, onde integra a associação cultural NowHere, em Lisboa.
Sonia Távora foi premiada no 46º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SP) em 2014, e sua obra faz parte da coleção pública da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na mesma cidade. A artista inaugura sua exposição em Lisboa no próximo dia 15 de novembro, em cerimônia de Vernissage marcada para às 18h.
Entre Esquinas: A Fragilidade dos Rastros
Data: de 15 a 30 de novembro
Inauguração: 15 de novembro, às 18h
Local: NowHere Lisboa (Rua Poiais de São Bento, 102)
Preço: entrada gratuita. Mais informações disponíveis neste link.
dnbrasil@dn.pt