Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado

Artista brasileira Sonia Távora apresenta instalação "Entre Esquinas" em Lisboa

Obra da carioca explora conexões urbanas entre Brasil e Portugal e será exibida na galeria NowHere a partir de 15 de novembro

DN Brasil profile image
por DN Brasil
Artista brasileira Sonia Távora apresenta instalação "Entre Esquinas" em Lisboa
Sonia Távora recria elementos das cidades com materiais delicados e reutilizados Foto: Chico Baccaro

Texto: DN Brasil

A artista visual e arquiteta Sonia Távora, nascida no Rio de Janeiro e radicada em Lisboa, inaugura sua mais recente instalação, Entre Esquinas: A Fragilidade dos Rastros, na galeria NowHere, em Lisboa, de 15 a 30 de novembro. A obra, distinguida pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), desafia a percepção do espaço urbano, transformando materiais como papelão e papel de arroz em representações poéticas de calçadas, fachadas e ruas.

Na instalação, Távora explora a interseção entre as realidades urbanas de Portugal e Brasil, abordando temas como sustentabilidade e gentrificação. A artista recria elementos das cidades com materiais delicados e reutilizados, como painéis de papelão e monotipias em papel de arroz, propondo uma reflexão sobre as “fragilidades dos rastros” deixados nas grandes metrópoles.

“Essas monotipias revelam a vulnerabilidade de quem vive em situação de sem-abrigo, transformando restos de papel em parte de uma história maior”, explica Sonia, que enxerga nas camadas do papel e nos cortes de estilete (x-ato, em Portugal), uma metáfora para a luz e a resistência dos que habitam as margens da sociedade.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

A primeira fase da instalação, A Fragilidade dos Rastros, apresenta uma cidade fragilizada, capturada entre a delicadeza dos materiais e a densidade do espaço expositivo. Já a segunda fase, prevista para o início de 2025, será A Resistência dos Restos e trará uma cidade de grandes dimensões, também feita de papelão, acentuando as contradições e os desafios da vida urbana.

Quem é Sonia Távora

Nascida em 1952, no Rio de Janeiro, Sonia Távora tem uma carreira marcada pela fusão entre arquitetura e artes visuais. Formada pela Faculdades Integradas Bennett, se dedicou a investigar as potencialidades plásticas da gravura a partir de 2004. Suas obras já foram exibidas em importantes exposições no Brasil e em Portugal, onde integra a associação cultural NowHere, em Lisboa.

Sonia Távora foi premiada no 46º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba (SP) em 2014, e sua obra faz parte da coleção pública da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, na mesma cidade. A artista inaugura sua exposição em Lisboa no próximo dia 15 de novembro, em cerimônia de Vernissage marcada para às 18h.

Entre Esquinas: A Fragilidade dos Rastros

Data: de 15 a 30 de novembro

Inauguração: 15 de novembro, às 18h

Local: NowHere Lisboa (Rua Poiais de São Bento, 102)

Preço: entrada gratuita. Mais informações disponíveis neste link.

dnbrasil@dn.pt

Leia também

Exposição em Lisboa celebra presença de artistas brasileiros em Portugal no pós-revolução
Iniciativa homenageia nomes como Glauber Rocha, José Celso Martinez, Augusto Boal e Artur Barrios e traça paralelos com artistas brasileiros contemporâneos.
Conheça a Brisa, galeria idealizada por casal de brasileiros em Lisboa
Bebel Moraes e Daniel Mattar estão à frente da galeria no Chiado há seis anos. Ao DN Brasil, falam sobre a experiência no mundo da arte em Portugal.
DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais