Assine a Newsletter

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

Para completar a Assinatura, clique no link de confirmação na sua caixa de correio. Se não chegar em 3 minutos, verifique por favor a sua pasta de Spam.

Ok, Obrigado
AIMA alerta para não comparecimento em marcações
Taxa de não comparecimento "tem vindo a aumentar", alerta a AIMA. Foto: Divulgação

AIMA alerta para não comparecimento em marcações

Uma nota divulgada pela AIMA e enviada ao DN Brasil apela que quem não puder ir no agendamento faça a desmarcação prévia.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Texto: Amanda Lima

A taxa de imigrantes que não vão nas marcações presenciais na Agência de Migrações, Integração e Asilo (AIMA) está aumentando. O alerta é da própria entidade, que chama atenção para que as pessoas comparecem nos horários marcados. Uma nota divulgada pela AIMA e enviada ao DN Brasil apela que quem não puder ir no agendamento faça a desmarcação prévia.

Apesar de não divulgar a taxa específica de não comparecimento, a entidade alerta que "a taxa de agendamentos não realizados por falta de presença dos requerentes às diligências para os quais foram convocados através dos meios pelos próprios fornecidos tem vindo a aumentar". Em 2023, de acordo com o relatório de Migrações e Asilo, 12,5% dos atendimentos agendamentos não foram realizados por que a pessoa não compareceu ou por ter desmarcado.

Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!

Segundo a AIMA, quando há uma ausência na marcação as consequências são negativas para o atendimento geral dos cidadãos. "As ausências inviabilizam outros agendamentos e impedem outros cidadãos de verem a sua situação atendida e regularizada", destaca. A orientação é que, na impossibilidade de ir ao local na data e hora marcados, que façam o cancelamento ou alteração da data previamente no portal online. Assim, é possível que as equipes possam libertar as vagas para outras pessoas que estejam aguardando.

Atualmente, está em andamento um mutirão com atendimento diário de centenas de imigrantes em todo o país. Já estão abertos e em funcionamento 14 locais específicos para quem possui manifestação de interesse (confira aqui a lista completa). O 15º centro será inaugurado em Braga, no dia 4 de novembro. Quando todas as unidades estiverem em pleno vapor, a expectativa é que pelo menos dois mil imigrantes sejam atendidos por dia. A estrutura de missão é destinada apenas aos que são convocados por e-mail previamente, não sendo atendidos os que não possuem marcação.

O objetivo é que seja regularizada a situação documental de todos que tenham ingressado com manifestação de interesse até 3 de junho, data em que esse mecanismo foi extinto pelo atual Governo. O prazo para terminar esse trabalho é o início do verão de 2025.

amanda.lima@dn.pt

Relacionadas

Provedoria chama atenção do Governo para aceitação de documentos vencidos
Foi somente em setembro deste ano - quatro anos depois e com a troca de Governo - que os órgãos públicos do país receberam cartazes informando que os documentos estavam válidos por força de um decreto-lei.
Mudança na Lei da Nacionalidade completa seis meses sem valer na prática
Lei entrou em vigor no mês de abril, mas até hoje não foi regulamentada.

DN Brasil profile image
por DN Brasil

Assine a nossa Newsletter!

Todas as semanas uma newsletter com temas atuais que dialogam com a comunidade imigrante de Portugal.

Sucesso! Verifique a sua caixa de E-Mail

To complete Subscribe, click the confirmation link in your inbox. If it doesn’t arrive within 3 minutes, check your spam folder.

Ok, Obrigado

Ler Mais