AIMA alerta para não comparecimento em marcações
Uma nota divulgada pela AIMA e enviada ao DN Brasil apela que quem não puder ir no agendamento faça a desmarcação prévia.
Texto: Amanda Lima
A taxa de imigrantes que não vão nas marcações presenciais na Agência de Migrações, Integração e Asilo (AIMA) está aumentando. O alerta é da própria entidade, que chama atenção para que as pessoas comparecem nos horários marcados. Uma nota divulgada pela AIMA e enviada ao DN Brasil apela que quem não puder ir no agendamento faça a desmarcação prévia.
Apesar de não divulgar a taxa específica de não comparecimento, a entidade alerta que "a taxa de agendamentos não realizados por falta de presença dos requerentes às diligências para os quais foram convocados através dos meios pelos próprios fornecidos tem vindo a aumentar". Em 2023, de acordo com o relatório de Migrações e Asilo, 12,5% dos atendimentos agendamentos não foram realizados por que a pessoa não compareceu ou por ter desmarcado.
Clique aqui e siga o canal do DN Brasil no WhatsApp!
Segundo a AIMA, quando há uma ausência na marcação as consequências são negativas para o atendimento geral dos cidadãos. "As ausências inviabilizam outros agendamentos e impedem outros cidadãos de verem a sua situação atendida e regularizada", destaca. A orientação é que, na impossibilidade de ir ao local na data e hora marcados, que façam o cancelamento ou alteração da data previamente no portal online. Assim, é possível que as equipes possam libertar as vagas para outras pessoas que estejam aguardando.
Atualmente, está em andamento um mutirão com atendimento diário de centenas de imigrantes em todo o país. Já estão abertos e em funcionamento 14 locais específicos para quem possui manifestação de interesse (confira aqui a lista completa). O 15º centro será inaugurado em Braga, no dia 4 de novembro. Quando todas as unidades estiverem em pleno vapor, a expectativa é que pelo menos dois mil imigrantes sejam atendidos por dia. A estrutura de missão é destinada apenas aos que são convocados por e-mail previamente, não sendo atendidos os que não possuem marcação.
O objetivo é que seja regularizada a situação documental de todos que tenham ingressado com manifestação de interesse até 3 de junho, data em que esse mecanismo foi extinto pelo atual Governo. O prazo para terminar esse trabalho é o início do verão de 2025.
amanda.lima@dn.pt