Conheça o Aromas Brasil, restaurante criado por portugueses apaixonados pela cultura brasileira
Criado pelos empreendedors João Guimarães e Israel Cunha, restaurante une pratos típicos, música ao vivo e equipe brasileira para oferecer experiência autêntica
Texto: Nuno Tibiriçá
As noites de sexta-feira no recém-inaugurado restaurante Aromas Brasil, localizado na região do Parque das Nações, em Lisboa, são regadas a caipirinhas, torresmo, picanha e sertanejo ao vivo. Mas diferentemente de outros estabelecimentos apresentados pelo DN Brasil no quadro "Portugal de Oportunidades", que conta a história de empreendedores brasileiros na terrinha, o restaurante tem no comando as mãos e mentes de dois portugueses: João Guimarães e Israel Cunha.
"Nós sempre fomos apaixonados pela cultura, pela comida e pelo povo brasileiro", começa por dizer João Guimarães, nascido e criado em Lisboa e praticante de capoeira há mais de 20 anos. "Desde esses tempos, sempre me dei muito bem com a comunidade brasileira em Portugal", prossegue.
Parceiros de longa data, João e seu sócio Israel já tiveram os mais diferentes tipos de empreendimento na cidade. Atualmente donos de um stand de automóveis e de um estúdio de tatuagem, viram dois de seus empreendimentos na área da restauração fecharem as portas, uma pizzaria e um restaurante japonês. Foi quando surgiu outra oportunidade.
"Um dia, em vez de irmos para outros restaurantes brasileiros, pensamos: ‘Por que não ter o nosso próprio? E começamos a ir atrás e procurar. Até que vimos aquele espaço no centro comercial, ainda por cima na nossa zona e decidimos arriscar", relembra Israel.
A partir daí, iniciaram a aventura. O novo empreendimento da dupla teve lugar no Centro Comercial da Bela Vista, há cerca de três anos e deu certo. A unidade do shopping virou um restaurante/pastelaria, servindo além dos pratos, salgados como coxinha, quibe e até mesmo açaí. A casa foi um sucesso e possibilitou que, há cerca de um mês, a dupla de empreendedores abrisse uma segunda unidade, no Parque das Nações.
Mais restaurante do que pastelaria, a segunda unidade do Aromas Brasil também conta com alguns dos principais carros-chefes que vieram da primeira casa. O camarão no ananás, uma adaptação do camarão na moranga, é um deles, assim como o tomahawk banhado em folha de ouro. "São 26 quilates", diz orgulhoso Israel.
Fãs de comida brasileira, revelam que muitas vezes íam até a Costa da Caparica para comer picanha. Agora, para comer um dos cortes favoritos, se dirigem ao próprio restaurante. Na nova unidade, além de picanha, maminha, feijoada e o tomahawk, entre outros pratos principais, o restaurante serve, nas entradas, uma tábua de quitutes brasileiros: torresmo, queijo coalho com molho agridoce, coraçãozinho de galinha e filé acebolado são alguns deles.
Neste primeiro mês de funcionamento, o restaurante tem tido bom movimento. A zona do Parque das Nações, além de ser visitada por muitos turistas, conta com diversos prédios comerciais. Os empreendedores contam que, ao almoço, há um menu executivo, muito escolhido por quem trabalha na região. Já a noite, o público é mais festivo, especialmente às sextas-feiras.
"Sertanejo sempre. Temos muitos amigos brasileiros e acabamos nos tornando fãs do sertanejo. Já chegamos a trazer roda de samba também, no dia da feijoada, mas o que temos feito mais regularmente mesmo é o sertanejo, o pessoal indica os artistas e fazemos as noites de música ao vivo", afirma João, se referindo ao "pessoal" que trabalha no Aromas Brasil.
Na cozinha e salão da casa, são quase todos brasileiros. Para os empresários, isso é fundamental para o bom funcionamento da casa. "O povo brasileiro tem algo especial, uma alegria, companheirismo. E isso é sentido no trabalho também, além do profissionalismo, tem aquele otimismo, mesmo em um mal dia, conseguem externar uma alegria", afirma Israel.
Há um detalhe importante na rotina do restaurante: ao final de cada dia, todos se reúnem para saborear as especialidades da cozinha. "Sentamos todos juntos, a equipe toda, para experimentar os pratos. É um momento especial, de união, que reforça esse espírito de família que temos aqui”, explica João, que, ao lado de Israel, convidou este repórter para o jantar com a equipe.
Agora, a dupla de empresários quer fazer a mais recente unidade do Aromas Brasil decolar para já focarem no próximo espaço. Após a unidade no shopping Bela Vista e o arranque de sucesso no Parque das Nações, a ideia é ter uma terceira unidade "em uma zona diferente". Independente do lugar, seja no balcão, na cozinha ou na clientela, o público será o mesmo.
"Assim como os portugueses foram ao Brasil, queremos que os brasileiros venham para cá, sintam-se bem e saibam que Portugal também é um lugar de oportunidades e acolhimento", finaliza Israel.
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nuno.tibirica@dn.pt