2,7 mil brasileiros disputaram bolsas de 522,50 € para curso no turismo
Um total de 2.711 brasileiros que moram em Portugal disputaram as vagas para o programa de formação no turismo. A bolsa mensal é de 522,50 durante quatro meses. As pessoas inscritas passaram por duas etapas de seleção: análise documental e entrevistas nas Escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal, "para validar um conjunto de informações essenciais e constituir os Grupos de Formação", destaca o Turismo de Portugal.
Inicialmente, estavam previstas mil vagas, no entanto, devido aos quase 5 mil inscritos, foram aumentadas para 1.299 vagas para quase 5 mil inscritos. Os brasileiros são os que mais se inscreveram na oportunidade, seguidos dos cidadãos de Angola, com 457 candidaturas e Índia, com 410 pessoas inscritas.
A autoridade ainda não divulgou os números finais de selecionados por nacionalidade. As formações, divididas em 40 grupos, já começaram e ocorrem em 12 Escolas dispersas pelas regiões de Portugal, desde o Norte até ao Sul, de acordo com o local de moradia das pessoas escolhidas para as vagas.
As formações vão até ao final de maio. Depois, a colocação dos imigrantes nas empresas vai começar a 1 de junho. Todos os estágios vão ser iniciados até ao mês de outubro. A medida visa responder à falta de mão de obra no setor do turismo e integrar os trabalhadores estrangeiros.
amanda.lima@dn.pt