23% dos alunos da Faculdade de Direito de Lisboa são brasileiros
O número equivale a cerca de 1.260 mil dos 5,5 mil inscritos no curso, de acordo com dados da universidade enviados ao DN Brasil.
Texto: DN Brasil
O ano letivo em Portugal começa em breve e, novamente, estudantes do Brasil devem ser a maioria entre os estrangeiros na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. No ano letivo que encerrou no início do verão, 23,8% dos acadêmicos matriculados são brasileiros. O número equivale a cerca de 1.260 mil dos 5,5 mil inscritos no curso, de acordo com dados da universidade enviados ao DN Brasil.
Neste último ano, 172 alunos do Brasil diplomaram-se Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa nos cursos de mestrado e doutorado. Apesar de 34% dos matriculados serem de nacionalidade estrangeira, os brasileiros são bem mais numerosos do que as demais origens, como Angola (3,3%) e Guiné-Bissau (2,7%). O fato de existir um acordo com o Brasil, para uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos fatores que explica a grande procura pela universidade.
Há também uma relação natural dos dois países na área, com troca de experiências, intercâmbios e realização de eventos conjunt0s. Um deles é o Fórum Jurídico de Lisboa, que reúne anualmente políticos, acadêmicos e autoridades de Portugal e Brasil.
Neste período de férias antes do início de mais um ano letivo, as inscrições para estudar na Faculdade estão abertas. O prazo começou ontem e vai até 26 de agosto. Quem estiver morando no Brasil precisa solicitar um visto de estudante nos consulados portugueses. Em 2023, de acordo com dados do Ministério dos Negócios Estrangeiros obtidos pelo DN Brasil, 5.088 estudantes do Brasil pediram visto de estudante em 2023. O número é a soma das duas tipologias de visto nesta área, 12% para períodos acima de três meses para estudo e 11% para residência de estudo.
dnbrasil@dn.pt